O maior conjunto arquitetônico em taipa do estado fica em Santana de Parnaíba. No centro histórico estão reunidos mais de 200 casarões dos séculos 17, 18 e 19, devidamente restaurados e tombados. A volta ao passado fica ainda mais emocionante quando se descobre que todo o trabalho de recuperação foi feito com a colaboração de jovens carentes.
Igreja de Sant'Ana e Casa do Anhanguera estão entre os atrativos históricos
O passeio cultural deve incluir ainda uma visita à igreja de Nossa Senhora Sant'Ana, de 1880; e a Casa do Anhanguera - a residência do bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, hoje transformada em museu.
Construída na segunda metade do século 17, a casa é um exemplar do estilo arquitetônico bandeirista. Para descansar ou repor as energias, siga para a rua Bartolomeu Bueno da Silva ou para a Praça 14 de Novembro, repletas de bares e restaurantes.
A religiosidade também é referência em Santana de Parnaíba. Na Semana Santa, a encenação ao ar livre da Paixão de Cristo atrai uma multidão. O espetáculo é feito por atores anônimos representando os personagens principais e a população faz a figuração. Já a procissão de Corpus Christi é considerada o evento mais bonito da cidade. Para receber os fiéis, as ruas do centro são forradas com flores e serragem pelos moradores. O resultado é um multicolorido tapete de dois quilômetros de extensão.
Quem prefere desafios maiores em nome da fé, a dica é o fazer o roteiro Caminho do Sol, inspirado no Caminho de Santiago de Compostela. O longo percurso de 241 quilômetros passa por estradas asfaltadas e trilhas em canaviais. A caminhada dura 11 dias e começa em Santana de Parnaíba. Depois de atravessar 12 municípios, o peregrino chega em Águas de São Pedro, onde está a Casa de Santiago, que abriga a imagem espanhola de São Tiago.