Ribeirão Preto

Porque Ir

Uma das cidades mais ricas do interior de São Paulo graças à produção de cana-de-açúcar e álcool, Ribeirão Preto guarda também uma importantíssima herança cultural. Em seus arredores está o Museu Portinari, instalado na casa onde o pintor, poeta, político e desenhista passou a infância e a juventude. A construção reúne afrescos, móveis da família e o ateliê do artista. Uma tela de Portinari pode ser apreciada na Capela de Santo Antônio, em frente ao museu, na cidade vizinha de Brodowski.

Museu Portinari funciona na casa onde o artista passou a infância e a juventude

Outro patrimônio da cidade é o Teatro Pedro II, considerado o terceiro maior teatro de ópera do país, com capacidade para mais de 1.500 pessoas. Merecem destaque a enorme gota pendurada no teto - obra da artista japonesa naturalizada brasileira Tomie Ohtake -, e a Sala dos Espelhos, com três lustres em estilo art déco.

A lista dos atrativos da cidade inclui também a gastronomia. Ribeirão é repleta de restaurantes estrelados que oferecem uma verdadeira viagem pelos sabores do mundo. As opções vão das receitas brasileiras às tailandesas, passando pela francesas, portuguesas, japonesas... 

Para os fãs do chope leve, cremoso e bem tirado, um programa é obrigatório: conhecer a tradicional choperia Pinguim, que chega a servir 250 mil tulipas em um mês de verão. A matriz fica na Praça XV de Novembro e as filiais espalham-se pelos sofisticados shoppings da cidade.

Já para os apaixonados pelas cervejas artesanais, a visita guiada à fábrica da Colorado é um programão! A cerveja, que surgiu como chope em 1996, oferece hoje uma carta de 12 rótulos. O tour acontece aos sábados, às 9h, apresentando o processo de fabricação – manual e natural – e inclui degustação. É preciso agendar com antecedência, através do site da empresa. 

Quem viaja com as crianças também encontra bons programas, como o Bosque Municipal, com trilhas, zoológico e mirante.

Copyright 2000-2020 Férias Brasil©