Redenção da Serra (SP)

Porque Ir

Redenção da Serra surgiu no início do século 19, quando o café já se espalhava pelo Vale do Paraíba. O fruto não impulsiona mais a economia da cidade, mas o ambiente rural continua firme e forte, sendo um dos principais atrativos da cidadezinha de quatro mil habitantes, localizada em meio à Serra do Mar.

Passear de barco na represa e petiscar nos quiosques que contornam o espelho d´água estão entre os melhores programas
Perfeita para quem viaja em busca de paz e tranquilidade, Redenção oferece muito mais: natureza intocada e uma bela represa, construída em 1975 por conta de uma usina hidrelétrica. O reservatório forma um grande lago, que ganhou a companhia de quiosques que servem bebidas e fartas porções. Nos finais de semana, o movimento é garantido também pelos passeios de barco e pelas pescarias. Na água ou em terra firme, vale a pena esperar até a hora do pôr-do-sol - ou acordar bem cedinho para vê-lo nascer em meio ao belo cenário.

A história da cidade, pioneira na libertação dos escravos no estado de São Paulo, está preservada no Conjunto Histórico. Por lá estão a Igreja Matriz, em estilo romano; e a antiga prefeitura - um sobrado colonial do século 19. Já na Capela do Cruzeiro, em outro ponto do município, os atrativos ficam por conta da vista panorâmica e de um painel que retrata a criação do mundo, de autoria do artista Mestre Justino.

Uma vez no interior, a boa mesa é garantida! Para conhecer as delícias de Redenção da Serra, pegue as estradinhas bucólicas que levam aos bairros rurais. Não há como resistir à carne de porco ou à galinha caipira temperadas caprichosamente com alho e cheiro verde. E para acompanhar, verduras e legumes fresquinhos recém-colhidos nas hortas.  

Depois do almoço, vale dar uma voltinha pela região para espiar as capelinhas onde a comunidade se reúne para as festas, rezas e novenas. Também faz parte do roteiro conhecer as cachoeiras - a maior delas fica no bairro do Piraí; e visitar as fábricas de doces e laticínios instaladas na estrada do bairro do Pinheirinho.
Copyright 2000-2018 Férias Brasil©