Mairiporã

Porque Ir

A proximidade da Serra da Cantareira faz de Mairiporã um dos destinos preferidos dos paulistas para curtir os finais de semana. A cerca de 40 quilômetros da capital, a cidade é repleta de propriedades arborizadas e tranquilas que abrigam hotéis e restaurantes.
Parque Estadual da Serra da Cantareira tem trilhas para trekking, bike, moto e jipe
Mairiporã é vizinha do Parque Estadual da Serra da Cantareira, uma das maiores florestas urbanas do mundo, com 7.900 hectares de área. Ali, pode-se percorrer trilhas a pé, de bike de moto ou de jipe, praticar escalada e, nos arredores, comer e beber em bares e restaurantes no meio do mato. 

A reserva é dividida em três núcleos - Pedra Grande, Engordador e Águas Claras -, sendo o Engordador o mais próximo da cidade. 

Entre os roteiros preferidos pelos visitantes está o que começa na Trilha do Macuco, de 646 metros, incluindo uma visita à Casa da Bomba, uma construção de 1903 e tombada pelo Patrimônio Histórico. A volta é feita pela Trilha da Cachoeira, uma das mais bonitas do parque. Com três quilômetros, cruza diversas vezes o rio Engordador e descortina diversas quedas d'água.

Outra atração da região é a Pedreira do Dib, que tem um paredão de pedra de mais de 30 metros de altura, com um belo lago no fundo. É o ponto de encontro dos adeptos do rapel, da escalada e da tirolesa. O espaço abriga ainda um restaurante e um complexo de lazer, bom para crianças, com passeios de charrete, cavalo e trenzinho.

Para quem está com os pequenos, a melhor pedida é visitar o Sítio do Picapau Amarelo. Instalado em uma linda área de 20 mil metros quadrados, remete ao universo de Monteiro Lobato. Por lá, foram recriados alguns cenários da mais famosa história infantil do escritor, com direito à casa de Dona Benta e a cozinha da Tia Anastácia. 

Fora da sede, mais surpresas: o laboratório do Visconde de Sabugosa, a gruta da Cuca, a cabana do Tio Barnabé, a vendinha do Seu Elias e até o Reino das Águas Claras, na beira da represa. E ainda tem um pequeno museu e uma biblioteca com várias edições dos 27 livros de Lobato. O espaço funciona com visitas em datas pré-estabelecidas. Chamadas de “Visitas em Família”, duram o dia todo, incluindo almoço e lanche (bolinhos de chuva preparados por Tia Anastácia!). As visitas devem ser agendadas antecipadamente pelo site. 
Copyright 2000-2020 Férias Brasil©