Holambra

Porque Ir

Colonizada pelos holandeses, a pacata Holambra é famosa pelas flores - a região produz o equivalente a 40% da produção do país. Para apresentar as belas novidades que surgem a cada estação e comemorar a chegada da primavera, a cidade sedia a concorrida Exploflora, no mês de setembro. São muitas as atrações durante a feira, a começar pelos preços camaradas das flores e plantas ornamentais. E mais: barracas de doces e pratos típicos da Holanda, shows de dança folclórica com bailarinos de tamancos de madeira, desfile de carros alegóricos e Chuva de Pétalas, feita com 18 mil rosas.

Exploflora tem espetáculos folclóricos, desfile de carros alegóricos e chuva de pétalas de rosas

É durante a Expoflora que as fazendas de cultivo de tulipas, rosas e crisântemos permitem que os turistas cheguem mais perto das plantações. O city tour leva às estufas, roseirais e campos floridos que podem ser percorridos a pé - ao contrário do restante do ano, quando os passeios são feitos em vans e as paisagens são observadas somente pelas janelinhas do automóvel. Os tours acontecem nos finais de semana e partem do Gardencenter, um verdadeiro hipermercado de plantas e flores repleto de orquídeas, azaléias, girassóis e roseiras, além de mudas, árvores frutíferas, sementes e artigos para jardinagem.

Ao longo do passeio é possível viajar no espaço e se sentir em Amsterdã. As ruas de Holambra têm canteiros floridos, cata-ventos, moinhos decorativos e bicicletas para cima e para baixo, além de casinhas de tijolos vermelhos contornadas por gramados enfeitados com anões de jardim. 

As heranças dos colonizadores são encontradas ainda na gastronomia. Nos restaurantes, os pratos chegam às mesas repletos de delícias como salsichão e kassler acompanhados por repolho roxo e purês de batata e de maçã. Guarde lugar para as sobremesas, que têm como destaque as massas folhadas com frutas, canela e amêndoas.

Além das flores, há muito que se ver em Holambra, especialmente para quem viaja com os pequenos. São praças urbanas na beira dos lagos, cavalgadas em fazendas, sítios...
Copyright 2000-2020 Férias Brasil©