Guararema

Porque Ir

História, natureza e sossego são os atrativos da pequena Guararema, cortada pelo rio Paraíba do Sul e rodeada de montanhas. Próxima da capital paulista, a cidade é também famosa pela produção de flores - merecem destaque as variadas orquídeas encontradas na região.

Passeios de maria-fumaça levam ao charmoso distrito de Luís Carlos

Hotéis fazenda e pesqueiros estão entre os passeios preferidos para quem viaja com os pequenos, porém, não é preciso sair do Centro para encontrar diversão. No Recanto do Américo chama a atenção o miniparque ecológico, com pontes e decks de madeira ligando uma das margens do Paraíba a duas ilhotas cobertas de Mata Atlântica. O parque também é conhecido como Pau D’Alho, por causa da árvore centenária que dá nome à cidade e exala um forte odor de alho. Logo ao lado fica o Parque da Ilha Grande, cercado pelo rio. 

Já nos arredores, o Parque da Pedra Montada - o nome vem de rocha que se equilibra sobre outra - oferece trilha e passarela suspensa.

Quando o assunto é patrimônio histórico, Guararema preserva casarões que datam do século 18, como a sede da Fazenda da Estiva e o Armazém do Chico, além de igrejas. Entre elas está a de Nossa Senhora d'Ajuda, construída por volta de 1680 e que exige disposição dos fiéis: para chegar ao templo é preciso enfrentar uma escadaria de 81 degraus. 

Também merecem uma visita a estação de trem, que hoje abriga um centro cultural. De lá, partem os passeios de maria-fumaça rumo ao charmoso distrito de Luís Carlos. A viagem é feita em uma locomotiva de vapor de 1927, que puxa os vagões fabricados na Inglaterra entre 1896 e 1937. O passeio todo dura duas horas e as saídas são aos sábados, domingos e feriados. 

São apenas 7 quilômetros entre a estação de Guararema e a parada no distrito de Luís Carlos, vencidos em meia hora. A composição fica uma hora parada ali, enquanto a turma passeia em meio às casinhas coloridas e conservadas, as lojas e a igreja de São Lourenço. Aproveite para tomar um café com bolo na Roça Chic, um café charmoso com sofás e poltronas convidativas, além de um jardim com mesas, cadeira de balanço e almofadas.

Antes ou depois do passeio, não deixe de fazer uma foto clássica no Pontilhão sobre o Rio Paraíba do Sul. Feita em aço, ela foi inaugurada em 1910. 


Copyright 2000-2020 Férias Brasil©