Campinas

Porque Ir

A concentração de multinacionais, institutos de pesquisa e universidades faz de Campinas um dos principais pólos de negócios do país. Para o público que viaja para a cidade à trabalho, há hotéis modernos e restaurantes sofisticados.

Os executivos, porém, não são os únicos visitantes que ficam satisfeitos com a cidade. Para os turistas de lazer, há bons e bucólicos programas de fim de semana, a começar pelos preferidos dos moradores: passear nos parques. No Bosque dos Jequitibás, as caminhadas são feitas em meio a árvores que formam verdadeiros túneis. 

O espaço oferece ainda playground, lanchonetes, museu de répteis, aquário e um pequeno zoológico. Já o Parque Portugal é procurado pela turma da corrida, que encontra uma excelente pista às margens da Lagoa do Taquaral. Quadras poliesportivas e rinque de patinação completam as opções de atividades físicas.

Parque Portugal é frequentado pelas turmas da corrida e dos patins
Quem viaja com a criançada deve incluir no roteiro o parque de diversões T-Rex Park, onde os pequenos podem admirar não somente o temível dinossauro que dá nome ao lugar, mas também os de outras espécies, como o velociraptor e o braquiossauro, reproduzidos em diversos tamanhos. 

Em meio a esculturas, são mais de 20 atrações, incluindo brinquedos, como a montanha-russa Super Dino, e uma torre panorâmica que chega a 12 metros de altura. A roda gigante do local dá de encontro com a réplica do tiranossauro. Há também a apresentação de um show infantil, o “T-Rex Show”, que acontece diariamente no local e no qual as crianças podem interagir com dinossauros. O parque tem cerca de seis mil metros quadrados de área total e há também opções de restaurantes e quiosques. 

Outra opção para diversão em família é o o Naga Cable Park, a 15 minutos de Campinas (em Jaguariúna). Por lá, a pedida é a prática de wakeboard e outras atividades aquáticas cheias de adrenalina. E mais: ele abriga o primeiro parque aquático de flutuantes do país, o Naga Floats. O parque ocupa um terreno de 84 mil metros quadrados que circunda um lago formado por nascentes naturais A estrutura oferece, ainda, área verde, espaço para descanso, esteiras para tomar sol, duchas, mini ramp e quiosque com alimentos e bebidas. 

E nada de perder a hora do passeio de Maria-Fumaça que acontece aos sábados e domingos. O trem parte da estação Anhumas e leva à Jaguariúna. São três horas de viagem - ida e volta - com direito a monitores que contam a história das locomotivas e da ferrovia, além de detalhes do caminho e das fazendas da região. 

Por falar no mundo rural, agende uma visita à Fazenda Tozan, uma preservada propriedade histórica. O tour dura duas horas e começa com degustação de frutas produzidos na fazenda. Em seguida, o guia conduz ao Museu do Café, onde estão máquinas de época, registros da história da fazenda e da chegada dos imigrantes italianos e dos escravos. 

Dali, o passeio continua em direção ao cafezal, ao mirante e à senzala, terminando com um cafezinho. Outra boa opção para o final de semana é curtir os distritos de Sousas e Joaquim Egídio, com restaurantes rústicos e locais para pesca e caminhada.


Copyright 2000-2024 Férias Brasil©