Com formação vulcânica a Ilha dos Lobos, teve sua origem das mesmas lavas que formaram os Morros das Furnas, da Guarita, Torres Sul e Morro do Farol, é considerada a única ilha marítima do litoral gaúcho e fica localizada em frente às praias de Torres, a cerca de 1,8 km da orla, possui uma área de aproximadamente dois hectares e a profundidade média do local é de 15 a 20 metros. O local consiste em um refúgio de focas, lobos e leões-marinhos, que utilizam o lugar em suas rotas migratórias, e também é refúgio de aves de várias espécies, tartarugas, peixes, algas, corais e mariscos. A maior concentração de animais na ilha, ocorre no período de inverno, pois o local é utilizado por eles, como parada para descanso e alimentação, sendo que algumas espécies são provenientes das colônias produtivas do Uruguai e se deslocam todos os anos até o litoral do R.S. A Unidade foi criada em 1983 como Reserva Ecológica e até 2005, a Ilha dos Lobos, era a menor Unidade de Conservação do Brasil, quando sua categoria foi alterada de Reserva Ecológica, para Refúgio de Vida Silvestre, tendo sua área de proteção ampliada, incluindo além da ilha em si, mais 500 metros para cada um dos lados, deixando de ser a menor U.C. do país. A pesca e o desembarque na ilha são proibidos, no entanto existem estudos para futuramente desenvolver um programa de turismo ecológico no local, mas enquanto isso não ocorre, a aproximação da ilha não pode exceder uma distância de 500 metros, mesmo assim, as embarcações que respeitam o limite estabelecido, conseguem mostrar as belezas da ilha e da fauna marinha que vivem nela.
03/09/2022 por cminossi54Do Morro do Farol você poderá a vistar está formação rochosa rasa.Tem um painel no Morro do Farol com informação sobre esta Ilha dos Lobos Marinhos
25/07/2021 por heckmann17183A ilha é uma reserva ecológica onde se pode avistar lobos-marinhos, leões-marinhos e aves que o utilizam como descanso em suas rotas migratórias. Os passeios de barco que apenas a contornam circulam pelo local para observação dos animais. A 1.800 metros da costa, a ilha tem formação de origem vulcânica. Por ser uma Unidade de Conservação, é proibido qualquer atividade de pesca, desembarque ou prática esportiva, como o surf. No inverno, são maiores as chances de observar os animais.
01/03/2020 por Anderson AO lugar é interessante. Entretanto quando eu fiz o passeio de barco para conhecer a ilha, todos à bordo foram informados que não podíamos descer na área onde os lobos marinhos costumam ficar. Enfim só vimos de longe. Mas, para mim, valeu a experiência.
25/10/2019 por carl0smagn0pUm lugar maravilhoso que vale a pena visitar sempre! Imagens belíssimas em um passeio onde apreciamos as belezas da praia de Torres.
29/09/2019 por Domingos F
As avaliações nesta página são oferecidas por nosso parceiro TripAdvisor.
As avaliações são opiniões dos membros do TripAdvisor e não do TripAdvisor LLC.