Treze Tílias

Porque Ir

Não são apenas as colônias alemã e italiana que dominam o Sul do Brasil. Um pedacinho da Áustria também tem seu espaço na serra catarinense. Em Treze Tílias, as construções típicas da região do Tirol ganham a companhia dos tradicionais entalhes em madeira e da farta culinária regada a goulash (músculo em cubos com molho pardo e páprica) e knödel (bolinho de pão com carne de porco defumada).

Parque Lindendorf oferece trilhas, lagos e restaurante

Fundada em 1933, a pequena Treze Tílias tem apenas cinco mil habitantes, sendo que cerca de 60% são austríacos ou descendentes - isso justifica a preservação dos costumes, as casinhas em estilo alpino, os jardins bem-cuidados, as muitas placas escritas em alemão e até a presença da tília, uma árvore típica do Hemisfério Norte, nos muitos parques da cidade.

Por falar nos espaços públicos, o Parque Lindendorf é um dos preferidos dos moradores e turistas. Além das trilhas, lagos, restaurante e palcos para apresentações de dança tirolesa, a área abriga ainda uma imensa maquete da cidade, rica em cores, capricho e detalhes. No verão, um programa perfeito para quem viaja com as crianças é curtir o Termas Vale das Tílias, com piscinas, corredeiras e toboáguas. Já no mês de outubro, o burburinho fica por conta da Tirolerfest, evento comemorativo ao aniversário da cidade.

Na hora das compras, vale abusar dos limites. Os belos entalhes em madeira, observados inclusive nas fachadas das casas, podem ser levados para casa. Nos muitos ateliês abertos ao público - a maioria fica na Rua Leoberto Leal - os nós de pinho, cedro e imbuia ganham a forma de imagens sacras, bonecos e móveis.
Copyright 2000-2020 Férias Brasil©