O pequeno balneário entrou de vez no mapa turístico em 1991, quando foi inaugurado o Beto Carrero World. O maior parque temático da América Latina recebe cerca de 300 mil pessoas no verão - são crianças e adultos que chegam em busca de diversão, adrenalina e belos espetáculos. O rebuliço começa antes mesmo de se chegar ao local - da estrada, avista-se os contornos dos brinquedos, como as montanhas-russas, e dos palhaços gigantes.
Surfistas marcam presença nas praias do Quilombo, Grande, Vermelha e do Lucas
No mundo mágico do caubói há atrações para todas as idades. Enquanto os pequenos se divertem no Kidplay, cheio de tubos, túneis, labirintos e escorregadores; a turma crescida faz fila para curtir a maior montanha-russa do país, a Fire Whip, com 700 metros de extensão, 40 de altura, cinco loopings e trilhos invertidos.
Também faz sucesso a Raskapuska, um conjunto de botes que navega no interior de uma montanha. Já os shows e números circenses reúnem todas as gerações, assim como zoológico, que abriga mais de 700 animais de 171 espécies originárias das Américas, Ásia e África.
Além do parque, Penha capricha quando o assunto é praia. As águas calmíssimas da Prainha e da praia Alegre convidam ao banho e à prática de esportes náuticos. Já os surfistas marcam presença nas do Quilombo, Grande e Vermelha, que oferecem boas ondas, assim como a bela e deserta praia do Lucas.
Depois de aproveitar a natureza, os brinquedos e os espetáculos, encante-se com a saborosa cozinha do balneário, inspirada nas receitas açorianas à base de frutos do mar, pirão e banana frita.