Município integrante da Grande Florianópolis, Palhoça tem trânsito intenso. Porém, oferece uma infinidade de atrativos naturais para relaxar após o engarrafamento. A cidade é uma das portas de entrada do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior reserva do Sul do Brasil, com cenários variados. A reserva abriga ilhas costeiras - tomadas por aves marinhas -, campos de altitude, restingas e florestas de araucária, além de rios e cachoeiras. O cartão-postal do parque é o
Morro do Cambirela, com 1.043 metros de altitude e acessível por trilha íngreme ornamentada por orquídeas e bromélias. Do mirante, a vista panorâmica descortina as cidades de Florianópolis, São José e Palhoça.
Parque da Serra do Tabuleiro abriga ilhas, florestas de araucária e cachoeiras A cidade abriga ainda uma das praias mais famosas de Santa Catarina:
Guarda do Embaú, considerada umas das melhores do país para a prática do surf. Antiga aldeia de pescadores é hoje uma charmosa vila, bastante badalada no verão. Também rústicas e movimentadas são as praias da
Pinheira, do
Tomé e dos
Papagaios, com boas opções de bares, restaurantes e pousadas.
Para relaxar, as opções são as praias do Sonho e Pedras Altas - esta última, exclusiva dos adeptos do naturismo. Na
Enseada de Brito, as atrações ficam por conta da própria comunidade, que ainda hoje preserva a cultura e as tradições açorianas através do colorido casario, da maricultura e da boa mesa à base de frutos do mar.
Muitas ilhas contornam a região. Uma das mais visitadas é a de
Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba, onde fica a fortaleza de mesmo nome. Barcos de pescadores partem da praia do Sonho rumo à atração e também à ilha das Três Irmãs.