A cidadezinha escondida entre Bombinhas e Florianópolis mais parece uma vila de pescadores. A rusticidade é a marca registrada das construções que se espalham pelas encostas e pela beira do mar de águas verdes.
O principal cartão-postal de Governador Celso Ramos é a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, erguida entre 1739 e 1744 e considerada uma das mais imponentes e preservadas da região. O forte é aberto à visitação, acessível por barco e descortina uma bela vista panorâmica. Resumindo: passeio imperdível!
As praias também merecem destaque são as grandes atrações da cidade. As mais bonitas ficam ao sul e são afastadas do Centro, sendo imprescindível estar motorizado. Entre elas está a praia do Antenor, de mar calmo e pouco movimento. Já a Baía dos Golfinhos é famosa pela presença constante dos mamíferos.
Praia de Palmas é ponto de encontro na alta temporada
Os surfistas também fazem a festa na região, em especial nas praias de Tinguá, quase deserta; Caravelas, a de melhores formações; e Ilhéu. Na alta temporada o burburinho acontece em Palmas, bastante extensa e de fácil acesso.
Um capítulo a parte é a gastronomia da vila, inspirada na cozinha açoriana e suas receitas à base de frutos do mar. Entre os pratos mais apreciados estão o marisco Lambe-Lambe, um risoto feito com mariscos na casca; a tainha assada na folha de bananeira e o caldo de peixe. Ervas, urucum e farinha de mandioca ressaltam ainda mais os sabores perfeitos.
No quesito cultura chamam a atenção a igreja de Nossa Senhora da Piedade, erguida em 1745 e tombada pelo Patrimônio Histórico; e a Festa do Divino Espírito Santo, comemorada no mês de julho e que conta com a participação em massa dos nativos.