Criciúma (SC)

  • Jacinto Machado - Pose para foto Jacinto Machado - Pose para foto
    Enviada por Dea
  • Praça Nereu Ramos - Calçadão Praça Nereu Ramos - Calçadão
    Enviada por Debbie Aguiar

Porque Ir

Uma das maiores reservas de carvão mineral do país fica em Criciúma, famosa também pela produção de pisos e azulejos. Lá fica a primeira mina-modelo do Brasil, aberta à visitação desde 1984 e que funcionou entre 1920 a 1955. O percurso de 150 metros é percorrido em vagonetas e termina em um museu onde os visitantes encontram fotografias, documentos e ferramentas.

Museu ao Ar Livre apresenta réplicas de engenho, cantina de vinho e casa de farinha

Colonizada por italianos, alemães, poloneses, portugueses e árabes, a cidade preserva a cultura dos variados povos através da arquitetura e dos costumes. O maior legado foi o deixado pelos italianos, em especial, na cozinha. Nos restaurantes do bairro de Nova Veneza, a 17 quilômetros, as receitas seguem as tradições da mamma. O destaque é a galinha caipira ensopada com polenta, muitas vezes acompanhada por massa caseira e almeirão com bacon.

Para saber como era a rotina dos colonos vindos da Itália no começo do século 20, siga para o Museu ao Ar Livre, também chamado de Museu do Imigrante. Por lá estão réplicas de construções como engenho, casa de farinha e cantina de vinho.

Outra atração da cidade é a Barragem do Rio São Bento, com visitas guiadas até à central de controle. Não esqueça de fazer agendamento. Da estrada, avista-se a torre da igreja do antigo vilarejo de São Pedro, hoje submerso.
Copyright 2000-2017 Férias Brasil© Todos os direitos reservados.
instagram
twitter