Bom Jardim da Serra

Porque Ir

Uma das paisagens mais bonitas de Santa Catarina fica na cidadezinha de pouco mais de quatro mil habitantes. Trata-se da Serra do Rio do Rastro, cortada por uma estrada sinuosa (SC-390) de 15 quilômetros e salpicada de mirantes, que leva à Lauro Müller. A altitude chega a 1.460 metros e, em dias de céu limpo, descortina cadeias de montanhas, vales e até mesmo o mar! No caminho, vale fazer uma parada no café Mensageiro da Montanha.

Cascatas e cachoeiras também chamam a atenção dos visitantes, como o Salto do Rio Pelotas, o maior conjunto de quedas da cidade. Para visitar a atração, porém, é bom estar com o preparo físico em dia, levando em conta que o acesso se dá por uma escadaria de 156 degraus. Vá com guia - o salto fica em área privada. 

Já para quem está com crianças, a dica é a cachoeira da Barrinha, às margens da estrada, com piscina natural e perfeita para piqueniques.

Serra do Rio do Rastro é cortada por estrada sinuosa e mirantes

As cavalgadas são famosas na região. A mais tradicional acontece em julho, reunindo dezenas de cavaleiros para um passeio de sete dias de duração, percorrendo 300 quilômetros. O inverno, aliás, é a melhor época para visitar a região, apesar das baixíssimas temperaturas. 

De maio a agosto, o risco de nevoeiro é menor, garantindo boa visibilidade nos mirantes. Para esquentar, experimente os comes e bebes típicos, como o vinho produzido pelos colonos italianos, o chimarrão, o churrasco na vala e o pinhão assado na chapa.

Copyright 2000-2020 Férias Brasil©