Cidade pacata durante boa parte do ano, Balneário Barra do Sul se torna um dos destinos mais animados de Santa Catarina quando chega o verão. O movimento é garantido por conta dos doze quilômetros de praias que dividem a atenção com as ilhas, as lagoas, as dunas e a reserva de mata Atlântica com restingas e manguezais.
Boas ondas da praia do Bispo reúnem surfistas e muitos jovens
Entre as praias, merecem destaque Salinas, com areias monazíticas; Bispo, frequentada pela turma do surf; e Boca da Barra, indicada para a prática de esportes náuticos e contornada por bares e restaurantes. Quando o assunto gira em torno das lagoas, Maria Fernanda é a preferida das famílias com crianças; enquanto na Lagoa da Costeira acompanha-se de perto o trabalho dos pescadores.
Os passeios de barco também são concorridos e apresentam as ilhas das Araras, Feia, Tipitinga e dos Lobos. Na ilha dos Remédios, que abriga uma vila de caiçaras, é possível desembarcar.
A cultura açoriana continua forte em Barra do Sul, em especial na gastronomia, à base de frutos do mar. Os pescados se destacam e ganham até um evento especial - a Festa da Tainha, que acontece no mês de julho. A programação traz shows, bailes e apresentações de danças folclóricas.