A localização de São Francisco de Paula não poderia ser mais perfeita: cravada na Serra Gaúcha, a meio caminho entre Gramado e os parques de Aparados da Serra e da Serra Geral. Sendo assim, "São Chico" serve de apoio tanto para visitar as cidades badaladas quanto para curtir as reservas naturais.
Parque da Cachoeira tem trilhas que levam a poços e mirantes
Na cidadezinha, as compras de produtos de inverno são os melhores programas. Ao longo da avenida Júlio de Castilhos espalham-se lojas de botas artesanais e ponchos de lã de ovelha.
Também vale a pena conhecer as miniaturas de araucárias feitas com pedaços de ipê-amarelo.
Já nos arredores vale a pena curtir o Parque da Cachoeira, com trilhas para caminhadas que levam a quedas, poços e mirantes. O espaço oferece ainda
rapel e tirolesa. No Parque das Oito Cachoeiras o destaque é a cascata da Ronda, com cem metros de queda.
Imperdíveis também são as cavalgadas comandadas por guias trajando vestimentas gaúchas. Os passeios duram cerca de três horas e circulam por
matas nativas e campos com rebanhos de ovelhas e búfalos. Um lanche típico, à base de linguiça no espeto e pinhão na chapa, é servido na beira do rio Santa Cruz, onde os mais animados podem investir em uma pescaria.
Quem seguir para Aparados da Serra e Serra Geral, em
Cambará do Sul, terá pela frente cerca de 70 quilômetros emoldurados por cachoeiras, coxilhas e campinas onduladas. No caminho, experimente o churrasco na vala, um clássico das fazendas da região.