Caxias do Sul (RS)

  • Casa de Pedra - Construção histórica remete à chegada dos colonos Casa de Pedra - Construção histórica remete à chegada dos colonos
    Enviada por Luiz Chaves - Prefeitura de Caxias do Sul
  • Moinho da Cascata Moinho da Cascata
    Enviada por Carcamano Os Mano
  • Museu da Uva e do vinho Museu da Uva e do vinho
    Enviada por Jéssica Rodrigues
  • Antigo Hotel Avenida Antigo Hotel Avenida
    Enviada por Carcamano Os Mano
  • Antiga Estação Ferroviária Antiga Estação Ferroviária
    Enviada por Carcamano Os Mano
  • Caxias do Sul - Igreja de São Pelegrino Caxias do Sul - Igreja de São Pelegrino
    Enviada por Rivaldo Jose de Oliveira Junior
  • Entrada do museu da Uva e do Vinho Entrada do museu da Uva e do Vinho
    Enviada por Jéssica Rodrigues
  • Cachoeira Salto Ventoso - Vista do mirante Cachoeira Salto Ventoso - Vista do mirante
    Enviada por Janaina Lima
  • Cachoeira Salto Ventoso - Gruta Cachoeira Salto Ventoso - Gruta
    Enviada por Janaina Lima
  • Pousada Cantoria - Área Externa Pousada Cantoria - Área Externa
    Enviada por Cássia
  • Fazenda centenaria - Rosas lindas da dona Elizabeta Fazenda centenaria - Rosas lindas da dona Elizabeta
    Enviada por marcela salete da silva
  • Casa do colono preservada Casa do colono preservada
    Enviada por Marcia Bete
  • Colina dos Vinhedos - Inverno ensolarado Colina dos Vinhedos - Inverno ensolarado
    Enviada por Molon
  • Cantina Tonet e vinhedos no inverno Cantina Tonet e vinhedos no inverno
    Enviada por Molon

Porque Ir

Um dos destinos preferidos dos apreciadores de bons vinhos e espumantes nacionais, Caxias do Sul mescla atrações que vão além das vinícolas. Na programação turística estão museus, igrejas, casas históricas, cantinas e, nos anos pares, a tradicional e concorrida Festa Nacional da Uva. O evento acontece no mês de fevereiro - época das colheitas -, com desfile de carros alegóricos, degustações e espetáculos de música e de dança.

As lembranças e referências dos colonizadores italianos estão por toda a parte, em especial na zona rural, onde a paisagem é emoldurada por parreiras, construções em pedra e capelinhas. A área foi dividida em roteiros, uma maneira de facilitar as visitas e não deixar nenhum atrativo de fora.

No acesso para Flores do Cunha, por exemplo, fica o Caminhos da Colônia, que apresenta as cantinas Zanrosso e Tonet, com restaurantes, fabricação e venda de vinhos e produtos coloniais. Já na Estrada do Imigrante está o Museu Zinani, de 1915, com objetos da época; e a Casa Bonet (1877), toda de pedra. No Vale Trentino, o Museu Municipal da Uva e do Vinho é a principal atração e guarda máquinas utilizadas em vinícolas desde o século 19. Outro roteiro é o Ana Rech, que leva ao Château Lacave, uma réplica de castelo medieval com salas temáticas, adega, degustação e venda de vinhos.

Festa da Uva movimenta a cidade no mês de fevereiro

Já no Centro da cidade, o legado dos colonos se faz presente na Igreja de São Pelegrino, com portas de bronze, murais de Aldo Locatelli e uma réplica da Pietá, de Michelangelo. 

A herança continua nos restaurantes especializados em rodízio de galetos, uma instituição de Caxias do Sul. As aves são preparadas com esmero - depois de temperadas com vinho branco, sálvia e sal são douradas em uma churrasqueira a carvão - e chegam às mesas acompanhadas por sopa de agnolini, maionese, radicce (uma espécie de almeirão) com bacon, polenta e massa caseira.

Os fãs das boas compras e dos esportes de aventura também podem incrementar o passeio à Caxias. Na saída para Farroupilha estão dois grandes centros de pronta-entrega de malhas, com bons produtos a preços acessíveis. Já a turma do trekking encontra belas e variadas trilhas no cânion do Palanquinhos, enquanto os adeptos do rafting praticam a atividade nas corredeiras do rio das Antas.
Copyright 2000-2017 Férias Brasil© Todos os direitos reservados.
instagram
twitter