Um dos destinos preferidos dos apreciadores de bons vinhos e espumantes nacionais, Caxias do Sul mescla atrações que vão além das vinícolas. Na programação turística estão museus, igrejas, casas históricas, cantinas e, nos anos pares, a tradicional e concorrida Festa Nacional da Uva. O evento acontece no mês de fevereiro - época das colheitas -, com desfile de carros alegóricos, degustações e espetáculos de música e de dança.
As lembranças e referências dos colonizadores italianos estão por toda a parte, em especial na zona rural, onde a paisagem é emoldurada por parreiras, construções em pedra e capelinhas. A área foi dividida em roteiros, uma maneira de facilitar as visitas e não deixar nenhum atrativo de fora.
No acesso para Flores do Cunha, por exemplo, fica o Caminhos da Colônia, que apresenta as cantinas Zanrosso e Tonet, com restaurantes, fabricação e venda de vinhos e produtos coloniais. Já na Estrada do Imigrante está o Museu Zinani, de 1915, com objetos da época; e a Casa Bonet (1877), toda de pedra. No Vale Trentino, o Museu Municipal da Uva e do Vinho é a principal atração e guarda máquinas utilizadas em vinícolas desde o século 19. Outro roteiro é o Ana Rech, que leva ao Château Lacave, uma réplica de castelo medieval com salas temáticas, adega, degustação e venda de vinhos.
Festa da Uva movimenta a cidade no mês de fevereiro
Já no Centro da cidade, o legado dos colonos se faz presente na Igreja de São Pelegrino, com portas de bronze, murais de Aldo Locatelli e uma réplica da Pietá, de Michelangelo.
A herança continua nos restaurantes especializados em rodízio de galetos, uma instituição de Caxias do Sul. As aves são preparadas com esmero - depois de temperadas com vinho branco, sálvia e sal são douradas em uma churrasqueira a carvão - e chegam às mesas acompanhadas por sopa de agnolini, maionese, radicce (uma espécie de almeirão) com bacon, polenta e massa caseira.
Os fãs das boas compras e dos esportes de aventura também podem incrementar o passeio à Caxias. Na saída para Farroupilha estão dois grandes centros de pronta-entrega de malhas, com bons produtos a preços acessíveis. Já a turma do trekking encontra belas e variadas trilhas no cânion do Palanquinhos, enquanto os adeptos do rafting praticam a atividade nas corredeiras do rio das Antas.