As avenidas largas e arborizadas amenizam o clima quente e úmido da capital, às margens do Rio Branco. O traçado moderno valorizou ainda mais a arquitetura portuguesa do século 19, integrada aos prédios recentes do Centro da cidade. Boa Vista é a única capital brasileira localizada totalmente no hemisfério norte.
Para saborear os pratos típicos, siga para a Orla Taumanan
Uma das principais características locais é a diversidade cultural – graças aos migrantes do Sul e do Nordeste do Brasil, além dos índios da região. A mistura influenciou a gastronomia da capital, com uma deliciosa mistura de sabores.
A predominância, porém, é da culinária indígena, que desperta o paladar dos curiosos por conta dos exóticos temperos.
Merecem destaque a Paçoca com banana (carne assada batida no pilão com farinha e servida com banana), a Caldeirada de peixe, a Galinha caipira e a Mugica de peixe (peixe assado no forno, desfiado e cozido com farinha branca e azeite). Para acompanhar, suco de açaí, de cupuaçu e de buriti – esse último, também é servido como vinho!
Para saborear os pratos típicos, siga para a Orla Taumanan, às margens do Rio Branco e repleta de quiosques, restaurantes e palco para shows ao ar livre. Programe-se para conhecer a região no período de estiagem, que vai de outubro a março. Na época, o nível das águas do Rio Branco diminui, formando deliciosas praias e garantindo os passeios de barco e a prática de pesca e de esportes náuticos.