O tumulto e a agitação típicos da Região dos Lagos passam longe de São Pedro da Aldeia. A fama do destino não está nas praias badaladas ou nas noites movimentadas, mas sim na gigantesca lagoa que banha a cidade e é segunda maior do país, com 220 quilômetros quadrados de superfície.
As águas calmas da Lagoa de Araruama são perfeitas para banhos e prática de esportes náuticos, como windsurf, kitesurf e vela. Para quem pretende apenas observar o movimento enquanto petisca um peixinho frito regado à cerveja, o endereço é a praia do Sudoeste, uma das mais freqüentadas e emoldurada por quiosques e amendoeiras.
Lagoa de Araruama é perfeita para a prática de windsurf, kitesurf e vela
Também indicadas para mergulhos e esportes estão as praias Linda, com coqueiros e flamboyants, da Pitória, de São Pedro e da Tereza. Já a praia da Baleia é repleta de bares e um dos melhores pontos para saborear pratos à base de frutos do mar.
Algumas construções fazem parte do roteiro de São Pedro, como a Igreja Matriz, erguida em 1783. Em estilo colonial, foi construída pelos jesuítas e era toda de pedra, mas após a restauração teve as paredes pintadas de branco. Já a Casa da Flor, no alto de uma colina, chama a atenção por sua história. A casa simples foi feita por um ex-escravo, que a ornamentou durante anos com cacos, conchas e pedaços de azulejos, formando coloridos mosaicos por toda a parte - muros, paredes, pisos, escadas... Por sua beleza e curiosidade, a obra foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural.
São Pedro fica bem próxima dos mais badalados destinos da Região dos Lagos - Búzios (30 km) e Cabo Frio (14km). Vale a pena conhecer os dois balneários, agitados dia e noite e que abrigam algumas das mais belas praias da região.