Santa Teresa

  • Bondinho, que desvenda recantos do pitoreco bairro, voltará a circular em 2016 Bondinho, que desvenda recantos do pitoreco bairro, voltará a circular em 2016
    Enviada por Rio Convention & Visitors Bureau
  • Uma relíquia carioca Uma relíquia carioca
    Enviada por Carla Araújo
  • Ponto alto da viagem, que volta em 2014, é a travessia pelos Arcos da Lapa Ponto alto da viagem, que volta em 2014, é a travessia pelos Arcos da Lapa
    Enviada por Rio Convention & Visitors Bureau
  • Esquina bar do Gomes. Muita história pra contar. Esquina bar do Gomes. Muita história pra contar.
    Enviada por Vivi
  • Sobre os Arcos da Lapa Sobre os Arcos da Lapa
    Enviada por Sidney Sperduto
  • A Melhor Maneira de Chegar a Santa Teresa A Melhor Maneira de Chegar a Santa Teresa
    Enviada por Sidney Sperduto
  • Largo dos Guimarães Largo dos Guimarães
    Enviada por Sidney Sperduto
  • Santa Teresa Santa Teresa
    Enviada por Sidney Sperduto
  • Bela paisagem do Rio Antigo Bela paisagem do Rio Antigo
    Enviada por Antonio
  • Dentro do Bonde Dentro do Bonde
    Enviada por Andreia Ambrosio
  • Escadaria Selaron Escadaria Selaron
    Enviada por Andreia Ambrosio
  • Rio de Janeiro-Ladeira do Meireles- Bairro Santa Teresa Rio de Janeiro-Ladeira do Meireles- Bairro Santa Teresa
    Enviada por Helena
  • Vôo de Helicóptero. Imperdível! Vôo de Helicóptero. Imperdível!
    Enviada por Daniel
  • Vista da cidade do Rio de Janeiro do Parque das Ruínas Vista da cidade do Rio de Janeiro do Parque das Ruínas
    Enviada por nessa
Por Editoria Férias Brasil Um dos cenários mais pitorescos do Rio de Janeiro, Santa Teresa fica no alto de uma colina recortada pelos trilhos do bondinho elétrico, que hoje circula por um pequeno trecho entre a Estação Carioca dos Bondes (ponto inicial, no Centro) e o Largo dos Guimarães. Repleta de praças e espaços culturais que revelam paisagens das zonas Norte, Sul e Centro, ‘Santa’ é tomada por sobrados que abrigam ateliês, lojinhas de artesanato, bares e restaurantes. Um dos prédios mais importantes é o Convento de Santa Teresa, erguido no século 19 e que deu nome ao bairro. Quem optar por chegar até lá a pé, partindo da Lapa, terá a oportunidade de conhecer a mais famosa escadaria da cidade – a Selarón, com 215 degraus recobertos de mosaicos de cerâmica nas cores verde, amarelo e azul. A escada foi batizada com o nome do artista plástico chileno que assina a obra.

*O sistema ainda está em obras, circulando apenas a rota que sai da Carioca e leva ao Largo do Curvelo. A Estação de Bondes fica na Rua Lélio Gama, próxima ao Largo da Carioca (referência: Avenida Chile, na esquina do prédio da Petrobrás). 

Dicas dos Viajantes

"Bares para curtir na pura tranquilidade em Santa Teresa"

Cinthia Oliveira

Enviada por Cinthia Oliveira

sozinho em Dezembro/2013 e achou Muito bom

A primeira vez que fui para o Rio de Janeiro, fiquei hospedada num Hostel super aconchegante - Cacaia Hostel - Fui pra lá para passar o reveillon. O hostel fica localizado no coração de Santa Teresa, um bairro Boêmio do Rio, muito bem frequentado por pessoas de vários lugares. Muitos barzinhos com cerveja barata e pessoal super tranquilo. Super indico. Fora que ainda tem os trilhos do bondinho nas ruas e quase não existe movimentação de carros. Dá pra chegar do centro do Rio de Janeiro usando o transporte púlbico. Fiquei próximo a Ladeira do Castro, um ponto de referência.

"Parque das Ruínas"

Enviada por nessa

em Outubro/2007 e achou Excelente!

Local muito lindo e tem uma vista maravilhosa da cidade, onde se pode observar a bela paisagem carioca, sendo um local aconchegante e lindo para tirar fotos.

"Um mergulho no tempo"

Enviada por INES

a dois em Dezembro/2008 e achou Excelente!

Percebo que muita gente que já foi muitas vezes ao Rio, não conhece o Bairro de Santa Teresa. Isso é uma perda muito grande, pois ali se encontra um pedaço do Rio de Janeiro lindo, preservado, com vistas encantadoras da cidade lá embaixo e com uma certa magia, como se ali estivéssemos dando um mergulho num tempo, que é passado e presente a um só tempo.

As atrações são muitas, começa pela subida no bondinho. Chegando lá em cima, há um ambiente meio boêmio, artístico, com muitos ateliês de artesanato, estilistas de vanguarda, artistas plásticos, preciosidades, difíceis de serem encontradas, todas reunidas num mesmo lugar. Lá se encontra a Chácara do Céu, um museu delicioso, onde se tem uma visão do que foi a vida do Rio antigo, numa mansão de milionários com móveis e outras obras de arte realmente imperdíveis dentro de um terreno grande com lindos jardins, um clima de quase sonho pela beleza e pelo inesperado do que se encontra.

Vizinho à Chácara do Céu fica o Parque das Ruinas, outro casarão que guarda lembranças de uma outra época e oferece, quase sempre, amostras e exposições de artes de artistas contemporâneos. Para fechar o passeio com chave de ouro, vale almoçar no restaurante Aprazível, um lugar indescritível, rústico e elegante, com uma comida maravilhosa e uma localização que nos leva a pensar que estamos no campo, ao mesmo tempo que se avista o Rio com todas as suas atrações lá embaixo. Um dia muito diferente, relaxante, tipo da coisa que faz bem ao corpo, à alma e ao coração.

"A diferença de Santa Teresa"

Enviada por PEDRO

com a família em Junho/2008 e achou Excelente!

Clima, freqüentadores, paralelepípedo, escadarias... Bar do Gomez, Bsag..., Viva Santa Teresa, salvem os bondes! Isso faz de Santa, um lugar especial.

Mais informações e atrações do Rio de Janeiro

Copyright 2000-2021 Férias Brasil©