Parque Nacional da Tijuca

  • A Lagoa vista por um dos belos mirantes das Paineiras. O coração do Rio. A Lagoa vista por um dos belos mirantes das Paineiras. O coração do Rio.
    Enviada por Rodrigo
  • Centro de Visitantes Paineiras vale a visita Centro de Visitantes Paineiras vale a visita
    Enviada por Divulgação
  • Parque Nacional 2 Parque Nacional 2
    Enviada por Sidney Sperduto
  • Parque Nacional 3 Parque Nacional 3
    Enviada por Sidney Sperduto
  • Vista Chinesa em uma Tarde de Sol Vista Chinesa em uma Tarde de Sol
    Enviada por francisco bispo damasceno
  • Vista do Pico do Papagaio Vista do Pico do Papagaio
    Enviada por Cleiver
  • Estátua do Cristo Estátua do Cristo
    Enviada por ALuguel de van
Por Editoria Férias Brasil
Maior reserva natural em região urbana do mundo, o Parque da Tijuca ocupa uma área de quase quatro mil hectares na Cidade Maravilhosa. O atrativo não deve fazer parte do roteiro apenas dos ecoturistas, afinal, é possível percorrer a região a bordo de jipes que cortam as estradas emolduradas por espécies típicas da Mata Atlântica. No caminho, trilhas, cachoeiras, construções históricas e mirantes que descortinam o Rio de Janeiro através de paisagens espetaculares e únicas. 

O parque é dividido nos seguintes núcleos: Serra da Carioca*, que abriga os pontos mais populares como o Corcovado e os mirantes Dona Marta, Vista Chinesa, Mesa do Imperador e Paineiras; Floresta da Tijuca, com diversas trilhas, além da cascatinha do Taunay, a capela Mayrink, o açude da Solidão e o museu do Açude; e Pedra da Gávea, desbravada por alpinistas e trekkers e que compreende ainda a rampa de vôo livre da Pedra Bonita. Nos finais de semana há caminhadas com guias do parque, gratuitas, partindo da portaria da Praça Afonso Viseu, no Alto da Boa Vista (núcleo Floresta da Tijuca). 

*No final de julho/2016, o núcleo ganhou dois novos pontos para banho: a cascata Gabriela e cachoeira da Baronesa - com acessos sinalizados, são opções para o visitante se refrescar após as caminhadas nas trilhas do parque. Já a trilha Parque Lage x Corcovado ganhou melhorias e um mirante com vista para Serra da Carioca.

No mesmo período, foi inaugurado o Centro de Visitantes Paineiras. O local dá vida ao antigo Hotel Paineiras, que no passado recebeu personalidades de todo o mundo e ficou abandonado por mais de 30 anos. No novo espaço, as atrações são a exposição interativa sobre o Parque Nacional da Tijuca, a biodiversidade da Mata Atlântica e os outros parques nacionais brasileiros; área gastronômica com vista panorâmica para a cidade e loja de souvenirs. Vans partem do Centro de Visitantes rumo ao Cristo. 

 


  • Acessos: Alto da B. Vista, Sta Teresa e estradas Canoas, Redentor e Castorina
  • (21) 2492-2252 / (21) 2492-2253

Dicas dos Viajantes

"Trilhas, Passeios e Piqueniques !!"

Sidney Sperduto

Enviada por Sidney Sperduto

com a família em Julho/2014 e achou Muito bom

Além dos belíssimos panoramas de seus diversos mirantes, o visitante consegue desfrutar o silêncio, a calma, o ar puro, a temperatura amena e o ambiente maravilhoso da floresta. Caminhadas em trilhas, banhos de cachoeira, passeios de bicicleta e piqueniques são algumas das atividades permitidas. O parque abre diariamente, faça uma visita.

Mais informações e atrações do Rio de Janeiro

Copyright 2000-2020 Férias Brasil©