• Área de Lazer Área de Lazer
    Enviada por Antonio
  • Área de Laser Área de Laser
    Enviada por Antonio
  • Escada de acesso ao 2º andar da residência Escada de acesso ao 2º andar da residência
    Enviada por Antonio
  • Salão da residência Castro Maia Salão da residência Castro Maia
    Enviada por Antonio
  • Salão da residência Castro Maia Salão da residência Castro Maia
    Enviada por Antonio
  • Sala de jantar do industrial Raymundo de Castro Maia Sala de jantar do industrial Raymundo de Castro Maia
    Enviada por Antonio
  • Fundação Raymundo de Castro Maia Fundação Raymundo de Castro Maia
    Enviada por Antonio
Por Editoria Férias Brasil A residência de verão do industrial Raymundo de Castro Maya guarda belezas dentro e fora do casarão colonial de 1913. Localizada em uma propriedade de 150 mil metros quadrados em plena Floresta da Tijuca, é cortada por 7,5 quilômetros de trilhas sinalizadas e belos jardins ornamentados com esculturas de artistas brasileiros contemporâneos como Anna Maria Maiolino e Helio Oiticica. Ainda em meio à natureza, exibe coleção de azulejaria – são painéis franceses, holandeses, espanhóis e, sobretudo, portugueses dos séculos 18 ao 19 No interior, chamam a atenção os móveis coloniais brasileiros, a prataria inglesa e os cristais franceses, além da significativa coleção de arte oriental, com esculturas e porcelanas chinesa e indiana.

  • Estrada do Açude, 764
  • (21) 2492-2119 / (21) 2492-5219

Dicas dos Viajantes

"Marcio Doctors criador do Espaço de instalações permanentes do Museu do Açude"

Enviada por Maria Lisboa

com amigos em Abril/2015 e achou Bom

Importante feito para a história da arte brasileira pelo curador Marcio Doctors é o Espaço de instalações do Museu do Açude. Primeiro acervo instalativo contemporâneo do Brasil aberto ao público brasileiro. Todas as obras respeitam o convívio com a natureza e o princípio da sustentabilidade de acordo com o embrião desse projeto que foi o encontro internacional da ECO 92. Doctors instaura a primeira obra pública de Hélio Oiticica Magic Square #5 De Luxe em 2000, na virada do século realizando parte das suas idéias que estavam latentes desde o final dos anos 70.

Em 1994 realiza a primeira exposição que transformaria em seguida em 1999 o antigo jardim de esculturas em Espaço de instalações permanentes, criando um acervo contemporâneo para o museu e o atualizando de acordo com o nosso tempo. O projeto é excelente, tendo sido premiado em 2004 pelo Governo do Rio de Janeiro com o prêmio Estácio de Sá. A parte administrativa da gestão, enquanto conservação, assim como as informações que deveriam ser transparentes ao público brasileiro, como memória, que é fundamental num museu, fica muito a dever.

Mais informações e atrações do Rio de Janeiro

Copyright 2000-2022 Férias Brasil©