Parque Nacional do Itatiaia

  • Queda d'água é um dos destaques do parque Queda d'água é um dos destaques do parque
    Enviada por Waleska
  • Véu da Noiva forma piscina para banhos Véu da Noiva forma piscina para banhos
    Enviada por Armando
  • Cachoeira Véu de Noiva: Bela demais! São 40 metros de queda de água. Cachoeira Véu de Noiva: Bela demais! São 40 metros de queda de água.
    Enviada por Feh Antoniassi
  • Linda cachoeira Linda cachoeira
    Enviada por vinicius
  • Cachoeira do parque Cachoeira do parque
    Enviada por Elaine
  • Ar puro no parque com linda vista. Ar puro no parque com linda vista.
    Enviada por Elaine
  • Cachoeira do parque Cachoeira do parque
    Enviada por Elaine
  • Último Adeus - Parque Nacional do Itatiaia RJ Último Adeus - Parque Nacional do Itatiaia RJ
    Enviada por Dani
Por Editoria Férias Brasil
Esparramado por uma área de 30 mil hectares e ocupando parte dos municípios de Itatiaia e Resende, no Rio de Janeiro; e Itamonte, Alagoa e Bocaina, em Minas; Itatiaia foi o primeiro parque nacional do país. Inaugurado em 1937, é famoso pelas cadeias de montanhas a perder de vista, cachoeiras de águas limpas e penhascos rochosos e pontiagudos, como o mais alto da Serra da Mantiqueira, o pico das Agulhas Negras, a quase 2.800 metros de altitude.

A reserva é dividida em duas partes. Na baixa ficam as cascatas e a mata repleta de paineiras, cedros, jequitibás, orquídeas e begônias. Também na planície estão o caxinguelê - uma espécie de esquilo e símbolo do parque -, centenas de tipos de aves, pacas, preguiças, porcos-do-mato, macacos, onças e lobos-guará. Nesta área, as caminhadas em meio a trilhas são leves e, em meia hora, chega-se às quedas d´água e aos mirantes. Já no planalto - parte mais alta - predominam as formações rochosas e espécies como pinheiro-do-paraná e pinheiro-bravo. A escalada é a atividade clássica, conduzindo ao topo das formações. Para realizar a aventura, entretanto, é obrigatório contratar guias no Centro de Visitantes.

Bastante sinalizado, o parque tem como principais atrativos naturais as cachoeiras Itaporani, Véu de Noiva, Poranga, Cascata do Maromba, Lago Azul e do Rio Bonito; o mirante do Último Adeus e os picos das Prateleiras, Agulhas Negras e Três Picos.  A reserva abriga ainda o Museu da Fauna e da Flora, hotéis, pousadas, orquidário e loja de artesanato. Há cobrança de ingressos por visitantes e por automóveis. 

Em 2016 o parque ganhou uma atração imperdível para os pequenos - a Calçada da Fauna, na entrada do Centro de Visitantes. Diversos animais da região tiveram suas patinhas reproduzidas em placas de cimento, nos moldes da Calçada da Fama, de Hollywood. É impossível resistir a tirar uma foto com as mãos em cima das patas do animal favorito! Por lá estão patinhas de capivara, veado mateiro, irara, tamanduá de colete, paca, tatu e furão. E também de pumas, jaguatiricas e onças-pintadas!
  • Acesso pela portaria principal do parque, que funciona 24 horas, a partir da estrada que sai de Itatiaia. Para atingir os picos das Prateleiras e Agulhas Negras, o acesso é pela portaria de Itamonte, 60 quilômetros adiante, seguindo pela Via Dutra até a BR-354. Na Garganta do Registro, uma estrada precária de 17 quilômetros leva ao Abrigo Rebouças, ponto de partida para a escalada.
  • (24) 3352-1461 / (24) 2252-7001
  • website

Dicas dos Viajantes

"Reserve um dia"

Enviada por Waleska

a dois em Agosto/2008 e achou Muito bom

Quem for passar um fim de semana em Penedo, como eu, ou arredores, não deixe de visitar o parnaitatiaia. Visite as cachoeiras do Véu de Noiva, Itaporani, Maromba e Lago Azul. E não deixe de apreciar a bela vista do Mirante do último adeus! Na internet facilmente se acham mapas do parque que facilitam o passeio. Também existem placas que sinalizam bem o acesso às trilhas. Pode-se ir de carro até determinados pontos próximos às cachoeiras, porém é necessário estacionar e terminar a trilha a pé.  É um passeio muito agradável e extremamente revigorante!

"Guia é obrigatório."

Evelyn Apolonio

Enviada por Evelyn Apolonio

a dois em Julho/2011 e achou Excelente!

As trilhas em qualquer lugar, apesar de simples elas podem te confundir, por isso dê preferência a segurança e contrate um guia. Com o guia vc conhece lugares que andando só passam por despercebido. Em Itatiaia, por exemplo vc só pode fazer os passeios com guia. Dê preferência ao profissional que trabalha com todo equipamento de segurança, como: corda, cadeirinha, luva, primeiros socorros, e outros.

"Passeio imperdível!!!"

Izarlei Thaís

Enviada por Izarlei Thaís

com a família em Junho/2013 e achou Excelente!

Se for a Penedo, não deixe de visitar o Parque Nacional de Itatiaia, pois a vista é maravilhosa e o clima é gostoso. Além disso, para os amantes da natureza é uma bela oportunidade para apreciá-la. No entanto, é uma longa caminhada, por isso vá com roupas e sapatos confortáveis.

"Uma das melhores cachoeiras do parque, o acesso mais fácil."

Enviada por Eduardo Ribeiro Baptista

sozinho em Dezembro/2013 e achou Excelente!

Na minha opinião a melhor cachoeira do parque, inclusive dá pra levar crianças pequenas, pois tem partes rasas pra se refrescar junto com elas. tem área pra piquenique por perto, tem estacionamento por perto, no entanto eu não recomendo a ida p pessoas já idosas com dificuldades pra subir e descer escadas, devido a escada que dá acesso a mesma.fora este detalhe e super trânquilo. eu estive lá em 3 ocasiões distintas, em Dezembro de 1992, fui com meus pais pois eu era ainda bem novinho, em 1997 ainda novo, na minha adolescência e por último um pouco mais recente já com meus 30 anos, em Dezembro de 2013, quando eu fui sozinho.

"Lugar mais bonito da cidade"

Enviada por Aline

com a família em Julho/2012 e achou Excelente!

Eu recomendo fortemente para quem visitar a cidade, ir ao Parque Nacional e tirar muitas, mas muitas fotos na cachoeira Véu da Noiva e na Piscina da Maromba. Dois verdadeiros paraísos!

Mais informações e atrações de Itatiaia

Copyright 2000-2021 Férias Brasil©