Se você for contratar um passeio no cais da Vila do Abrãao, esteja certo, é para Japaris que vão te levar na hora do almoço. A orientação nas embarcações te levarão a escolher o almoço antes de chegar em Japaris, e te indicarão o restaurante até, se isso acontecer, não caia nessa...normalmente te darão o cardápio mais caro. A primeira vez que fui à Ilha me sujeitei a isso e me arrependi muito. Na segunda vez, fui com uma lancha e o piloto nos indicou um restaurante por lá (no canto esquerdo da praia, ao lado do Açaí) que servia PF, isso mesmo, e ainda podendo escolher entre carne, peixe, batata ou salada... todas as opções são ótimas!
Mas falando da praia...ai ai...almoçar com os pés na areia, debaixo de uma amendoeira....ouvindo o barulho de um mar verde, verde....Não há nada mais tranquilizante....Aproveitem o PF à beira mar...
Já escutei varias reclamações sobre a Ilha Grande; Pessoas reclamando de atendimento, pousadas, passeios... Enfim, as melhores datas são fora de feriado prolongado e alta temporada! Há falta de mão de obra, super lotação... Então, se for nessas épocas VÁ com disponibilidade de esperar, ter paciência e muita calma! Dica de quem AMA e conhece bem a Ilha.
Estive em Ilha Grande (Abraão) em fevereiro de 2012 e fiquei maravilhado com o lugar, as praias são incríveis. A primeira dica que dou é: Não deixem de visitar a praia de Lopes Mendes, uma das praias mais belas de Ilha Grande, senão a mais bela. O passeio para Lopes Mendes custa R$30,00 por pessoa. O barco irá lhe deixar na entrada de uma trilha que leva à praia. Mas não se assuste quando eu falo em trilha. Caminhando tranquilamente, você levará cerca de 25 min para chegar lá, e o que são 25 min de caminhada para chegar ao paraíso?
A segunda dica: Se você quer realmente conhecer as principais e mais lindas praias da Ilha não pode deixar de fazer ao menos um dos passeios de lancha. Ela contorna toda a Ilha (ou meia Ilha, dependendo do passeio que escolher), o que lhe permite parar em diversas praias em um único passeio, que dura o dia todo (geralmente as lanchas saem 10h e retornam por volta das 17h). As saveiros não tem velocidade para percorrer todas as praias que a lancha percorre. Outra vantagem da lancha sobre a saveiro é que a lancha consegue parar praticamente na areia da praia. Já as saveiros, por serem maiores, tem de parar mais afastado da praia, o que não é muito bom para quem não sabe nadar ou está viajando com crianças. O passeio de lancha tem um preço salgado: R$ 180,00 por pessoa. Mas acho que vale a pena economizar um pouquinho para que você possa, verdadeiramente, dizer que conheceu Ilha Grande.
Por fim, gostaria de alertá-los de que a comida em Ilha Grande não é barata. Em geral os pratos são caros e não são nada bem servidos. Mas há opções mais baratas: existem alguns self-services no local, pizzarias e até creperias (recomendo a creperia da pousada Tropicana, que fica na rua da praia. O crepe é muito bom).
É isso...Espero que minhas dicas tenham sido úteis a você.
Quando fui a Ilha Grande contratei um passeio de lancha para fazer a meia volta na Ilha ( praia da Feiticeira, o Saco do Céu (praia do Amor), Lagoa Azul, praia da Aripeba, Maguariquessaba (enseada Sítio Forte) e Lagoa Verde) e confesso que não sei se faria isso novamente, talvez só de escuna. Apesar do dia claro, o mar estava agitado e a lancha estava a uma velocidade que não parecia segura. Fomos atingidos por diversas ondas e não havia qualquer colete ao nosso alcance. Com o corpo molhado e o vento forte decorrente da velocidade da lancha, a maioria das pessoas tremiam de frio. Pra quem gosta de emoção e não faz questão de conforto e segurança, é o passeio ideal, rs. O segundo inconveniente do passeio foi que o fundo da lagoa verde é bastante pedregoso. Quando pulamos do barco não temos como escolher onde pisar, e mesmo quando tomamos cuidado, olhando onde pisamos (a água é completamente transparente), algumas pedras ficam escondidas por baixo da areia e acabamos pisando nelas mesmo assim. O problema é que essas pedras cortam e bem. Cortei meu pé e outras 2 pessoas da minha lancha também cortaram. Nesse caso, minha sugestão é usar um daqueles chinelos que prendem no calcanhar para andar por lá, já que mesmo com cuidado ainda podemos nos cortar se estivermos descalços.
Fui a Ilha com um grupo de amigos para o carnaval 2007. O que impressionou todos foi o fato de um lugar maravilhoso, onde a natureza é extremamente bondosa não ter estrutura para receber tantos turistas. Aos olhos de um turista existem muitos problemas na ilha e se não fosse a natureza exuberante do lugar certamente não voltariam. A bilheteria em Mangaratiba bem como a organização para quem embarca e desembarca é uma vergonha. Não existe nenhum posto de informações em Mangaratiba. Se o turista ao entrar em uma embarcação em direção a Ilha recebesse informações e dicas, com certeza ajudaria bastante. .No carnaval só existe uma barca pela manhã obrigando o turista a embarcar em barcos sem estrutura. As trilhas são sujas e mal sinalizadas. As trilhas deveriam receber depósitos para lixo em cimento e placas de sinalização também em cimento já que as de madeira são destruídas. Fizemos uma trilha para a cahoeira da feitiçeira, e num trecho subimos por uma trilha errada o que nos causou muito trastorno. Sei que as agências querem vender o serviço de guia. Tem trilhas que como essa são fáceis mas o que a torna perigosa é a falta de sinalização. As pousadas deveriam informar a que distância estão do cais, para sabermos a necessidade de se alugar o serviço da troller. No site é preciso dizer ao turista o que levar, cuidados a se ter etc: Muita coisa parece obvia mas até a quantidade de peso faz diferença na hora de carregar a bagagem. Ex: Material de mergulho - mas p/ quem preferir pode-se alugar snorkel. Repelente,no carnaval maquiagem (as farmácias não tem).tênis velho para trilhas, mochila leve e pequena para carregar água na trilha,etc.
Acabo de voltar de ilha grande após 4 dias de decepções: a primeira foi na pousada alvorad dos borbas que disponibiliza um quarto com banheira entupida, e ao reclamar: eu ouvi que é assim mesmo, e que esse quarto não é alugado, só para situações de desespero de quem?(engraçado que quando liguei para saber se havia vaga, a atendente daniela disse que havia esse quarto sem vista para o mar, recém reformado), após pesquisar decidi fazer o passeio à lagoa verde (o prometido seria um banco de areia que desse pé, já que não sei nadar bem), nem preciso dizer que a escuna parou no meio do mar, muitas pessoas nao desceram e nao aproveitaram para conhecer a tal da lagoa verde, que na verdade não é uma lagoa, para completar deixamos o carro estacionado no estacionamento ori, com o recibo de saida as 13:00 de domingo, deveriamos ligar num telefone do recibo para liberar o carro, ao chegarmos ao estacionamento, no horario combinado, ele estava fechado, e os telefones do recibo ninguem atendia, ligamos até para a policia, que pasmem, nao atendeu tb, somente as 15:00h conseguimos pegar o nosso carro, quando um senhor passou pela rua sem querer e disse ser o dono....nem preciso dizer que nunca mais vou à esse lugar e pagar o absurdo cobrado para receber tais serviços. quem vai e diz ser um paraiso ou teve muita sorte, ou está acostumado a ser tratado de maneira não profissional ou não conhece lugares realmente bons ainda!
Mergulhei em maio,fiquei 6 dias lá e aproveitei bastante. Existem vários roteiros de mergulho,algumas operadoras mergulham mais próximas a Ilha outras vão mais longe.Aconselho as mais longes pois os locais de mergulhos são bem mais bonitos. O preço varia de 180 a vista ou 200 no cartão para cada pessoa (baixa temporada). Filmagem em DVD 70 por pessoa e foto cada uma sai por 15. Espero que tenha Ajudado, boa viagem.
É uma praia mais distante só se chega por barco que nos deixa numa praia e depois andamos por uma trilha de meia hora a minha dica é levar lanche e agua pois lá só ficam algumas pessoas vendendo lanche natural e agua só que é muito caro vale a pena o esforço pois dá para ficar o dia todo o barco de volta para a vila do abraão retorna somente as 7 horas a praia é linda e selvagem com peixes enormes passando pelos seus pés maravilhoso voltarei logo pois se existe paraiso esse lugar é Lopes mendes
Quem gosta de caminhar na mata não pode perder essa. Vá em direção a Dois Rios. Quando estiver quase chegando procure uma trilha que sai à esquerda da estrada e vai para a praia de Cachadaço. Caminhada de 30 à 40 minutos no meio de uma mata que parece um jardim. A praia é pequena e funda mas muito bonita.
Se você quiser conhecer uma praia maravilhosa vá até Parnaioca. Pode-se ir a pé passando por Dois Rios, mas é longe, ou de barco.É no mar de fora, nem sempre os pilotos da escunas gostam de sair para lá. Mas vale a pena: tem mar calmo, tem mar para surfar e um rio com uma pequena cachoeira para nadar. É linda.