Barra do Piraí (RJ)

  • Fazenda Ponte Alta - Visita termina com um grande baile! Fazenda Ponte Alta - Visita termina com um grande baile!
    Enviada por Maria Irene de Freitas
  • Vale do Café em pequenas doses - Espaços grandiosos e preservados encantam as visitas Vale do Café em pequenas doses - Espaços grandiosos e preservados encantam as visitas
    Enviada por Divulgação Vale do Café
  • Fazenda Ponte Alta - Baile Imperial Fazenda Ponte Alta - Baile Imperial
    Enviada por Maria Irene De Freitas
  • Fazenda Ponte Alta - Baile Imperial Fazenda Ponte Alta - Baile Imperial
    Enviada por Maria Irene De Freitas
  • Fazenda Ponte Alta - Baile Imperial Fazenda Ponte Alta - Baile Imperial
    Enviada por Maria Irene De Freitas
  • Fazenda Ponte Alta - Baile Imperial Fazenda Ponte Alta - Baile Imperial
    Enviada por Maria Irene De Freitas
  • Praça Nilo Peçanha - Chafariz na praça. Praça Nilo Peçanha - Chafariz na praça.
    Enviada por Ronaldo
  • Ponte metálica sobre o Rio Paraíba do Sul Ponte metálica sobre o Rio Paraíba do Sul
    Enviada por Ronaldo

Porque Ir

As lembranças dos tempos áureos do café estão preservadas nos arredores de Barra do Piraí, no Vale do Paraíba. Muitas fazendas do século 19 estão abertas à visitação, guardam mobiliário original e promovem saraus e chás nas tardes de sábado que remetem à época dos barões. É o caso das históricas Ponte Alta (1830) e Arvoredo (1854), que também recebem hóspedes e oferecem excelente estrutura de lazer para quem viaja com os pequenos.

Detalhes remetem aos tempos áureos dos barões do café 
Na fazenda Ponte Alta, o passeio começa com uma visita pela propriedade que ainda mantém a senzala e as rodas d'água. Em seguida, um espetáculo com atores vestidos de barão e baronesa apresentam danças do tempo do Império, como polca, minueto e valsa. A festa termina com um farto jantar e muitos casais bailando.

Já na Arvoredo, o Chá Imperial tem como atrações as boas-vindas da baronesa e suas mucamas e o café colonial repleto de guloseimas. Também merecem uma visita a fazenda Taquara, do início do século 19 e que ainda continua produzindo o apreciado fruto. A visita inclui a plantação de café, tendo como guias os descendentes diretos do fundador da fazenda, que contam a história do café no Vale do Paraíba do Sul. 

A Fazenda Alliança é um exemplo de restauração sustentável - levou quatro anos para recuperar a casa originalmente construída em 1861. A propriedade especializou-se em produção de búfalas e hortas, ambas orgânicas. Na São João da Prosperidade, construída entre 1820 e 1830, o casarão preserva as características originais e é uma das poucas que ainda possui ruínas das senzalas.

Os fãs da natureza fazem a festa na cachoeira de Ipiabas. Formada por duas quedas, uma de 3,5 metros e outra de cinco metros, oferece deliciosas duchas e piscina natural. A vegetação ao redor é repleta de árvores e cipós e plantas, formando uma bela mata fechada. O acesso é pela estrada Dr. Luiz Novaes.

No mês de julho, as construções tornam-se palco para o Festival do Vale do Café. O evento tem intensa programação musical, com ritmos que vão do clássico ao samba, passando pelo chorinho e bossa-nova. Há apresentações também nas praças, igrejas e fazendas das cidades vizinhas, como Valença, Vassouras, Piraí e Mendes. Aproveite para visitar o distrito de Ibiapas, com bons restaurantes e lojinhas de artesanato.
Copyright 2000-2017 Férias Brasil© Todos os direitos reservados.
instagram
twitter