Distrito de Casimiro de Abreu, a pacata Barra de São João é um dos destinos menos concorridos da Região dos Lagos. As praias, porém, são bastante agradáveis, como a Prainha, frequentada por família nos finais de semana. O encontro do rio São João com o mar torna as águas calmas e, por consequência, deixa a paisagem salpicada de barquinhos a vela. O rio, aliás, é um dos mais limpos e preservados do estado - vale a pena conferir através das embarcações que partem do cais em frente ao casario histórico.
Praia Grande, também chamada de Praião, tem calçadão, quiosques e bares
Já a Praia Grande, também chamada de Praião, é a principal da cidade, com calçadão, quiosques, bares e redes de vôlei. Para relaxar, siga para o canto esquerdo, praticamente deserto.
Em Unamar, cercada por condomínios, o ambiente mescla trechos movimentados com outros bastante tranquilos. A praia pertence à Cabo Frio, mas está mais próxima de Barra de São João - apenas quatro quilômetros. As boas ondas atraem os surfistas dos balneário ao redor.
É em Barra de São João que fica a casa que pertenceu ao poeta Casimiro de Abreu, no século 19. Transformada em centro cultural, apresenta uma pequena exposição com objetos do poeta - boa parte de seus pertences foram queimados, uma vez que a causa da morte foi tuberculose. Casimiro está sepultado atrás da capela de São João, uma igrejinha barroca no alto de uma colina.