Tibagi

Porque Ir

A concentração de cachoeiras, corredeiras e formações rochosas atraem os adeptos do ecoturismo ao Parque Estadual do Guartelá, cartão-postal de Tibagi. A reserva abriga o sexto cânion mais extenso do mundo - o de Igapó, com 32 quilômetros. Para explorar a área, há trilhas sinalizadas com passarelas de madeira ou piso de cascalho que conduzem a cenários como os panelões do Sumidouro (buracos na pedra por onde escorrem as águas do rio) e o mirante da cachoeira Ponte de Pedra. Uma caminhada mais pesada, com três horas e acompanhamento obrigatório de guia, leva à lapa Polciano, repleta de pinturas rupestres.

Parque do Guartelá abriga o sexto cânion mais extenso do mundo

Nos arredores do Parque do Guartelá também há muitas belezas escondidas e atividades a serem realizadas. Algumas propriedades particulares abrem as portas para a turma praticar esportes radicais e curtir a natureza. Entre elas estão as reservas Itaytyba e Salto Santa Rosa, com cachoeiras, piscinas naturais, mirantes e trilhas. 

Os adeptos do rapel seguem para a Fazenda São Damásio, com três paredões com alturas que variam de 30 a 72 metros. Outra opção é o Salto Puxa Nervos, uma descida de 45 metros. Lá em baixo, poços e pequenas quedas refrescam os turistas.

Não deixe de passear pelo centrinho de Tibagi para comprar tapetes de lã de carneiro e peças em bordado e crochê. 

Aproveite para visitar o Museu Desembargador Edmundo Mercer Junior, repleto de escafandros, peneiras e outros instrumentos utilizados para a prática do garimpo - atividade que marcou a região no século 19.
Copyright 2000-2025 Férias Brasil©