Apesar da movimentação por conta do porto - o segundo maior da América Latina -, Paranaguá preserva o charme colonial em seu Centro Histórico. Ao longo da Rua da Praia, casarões coloridos abrigam museus, espaços culturais e mercados, como o de Artesanato, em estilo neoclássico; e o do Café, que mescla traços art-nouveau com ferro fundido rendilhado.
Centro gastronômico da Rua do Café oferece pratos típicos regados a frutos do mar
Ali funciona um centro gastronômico especializado em frutos do mar e comida típica - destaque para o Barreado, um cozido de carne e farinha de mandioca servido com banana da terra e laranja.
A maneira mais bonita e interessante de se chegar a Paranaguá é de trem. O passeio, que encanta turistas de todas as idades, tem 110 quilômetros de extensão, 30 pontes e 14 túneis cavados na Serra do Mar.
A viagem dura cerca de três horas e é feita aos domingos. A ferrovia, considerada a mais bela do país,
foi inaugurada em 1885, pela Princesa Isabel.
Para continuar envolto em belas paisagens, faça um passeio de barco pela baía, incluindo praias e ilhas vizinhas - entre elas, a do
Ilha do Mel. As embarcações partem de um trapiche na Rua da Praia e, com sorte, são acompanhadas por botos.
Encerre o roteiro pela cidade visitando o porto, construído em 1935. O tour começa com um filme e termina em uma van que circula nas áreas dos galpões e dos navios.