Morretes

Porque Ir

Algumas das estradas mais bonitas do país são as que levam a Morretes, cidadezinha do litoral paranaense famosa pelas construções históricas e pelo Barreado, um prato típico regional. Partindo de Curitiba, pode-se ir de carro ou de trem. A primeira opção é via Estrada da Graciosa - e o nome já diz tudo! 

São 33 quilômetros de curvas, paralelepípedos e paisagens panorâmicas que descortinam encostas floridas, mata Atlântica, picos e cachoeiras. De tão encantadora, a estrada inaugurada em 1873 é pontilhada por mirantes para que os viajantes possam apreciar o visual e tirar fotografias. Vale aproveitar as parada também para comprar deliciosas balas de banana, além de cachaça e mel.  

Construções históricas bem preservadas abrigam espaços culturais

Quem optar pelo trem faz uma belíssima viagem de três horas. São 110 quilômetros em meio à serra do Mar, cortando a mata Atlântica e passando por 13 túneis e pontes. Inaugurada em 1890, a estrada de ferro é uma das mais antigas em funcionamento no país. Os passeios acontecem nos finais de semana e há três classes de vagões: econômico, turístico (guia e lanche) e litorina (guia, lanche e luxo). 

A 15 km da estação fica o Ekôa Park, criado em 2018 para preservar uma área de 238 hectares de Mata Atlântica. O cenário privilegiado convida a atividades de lazer, de aventura e contemplação. São trilhas, oficinas, observação de pássaros, bolha humana, tirolesa, arvorismo, rapel e voo de balão. O espaço oferece ainda playground, restaurante, loja e bicicletário. 

Uma vez em Morretes, conheça os muitos atrativos da cidade fundada pelos jesuítas em 1733, às margens da baía de Paranaguá. No centro, os destaques são as construções históricas bem-preservadas e que hoje abrigam museus e espaços culturais. Já nos arredores, a natureza oferece uma gama de atividades radicais, como as caminhadas pela serra do Mar que levam aos saltos dos Macacos e da Fortuna; os trekkings no Parque Estadual do Marumbi; e o bóia-cross pelas águas geladas do rio Nhundiaquara.

Aproveite ainda para visitar diversas lojas de artesanato, restaurantes, sorveterias e cafés. Para repor as energias, experimente o Barreado. A iguaria é preparada em panela de barro e feita com pedaços de carne e farinha de mandioca. O cozimento dura entre três e 12 horas e o prato, de dar água na boca, é servido acompanhado por banana da terra e laranja.
Copyright 2000-2020 Férias Brasil©