Com 22 quilômetros de orla, Guaratuba oferece boa infraestrutura de serviços e de lazer, mas não perdeu o clima de vila de pescadores. É comum observar rústicas embarcações colorindo as praias de águas transparentes, em especial a de Caieiras, onde há uma colônia e a pesca é praticada diariamente.
Na alta estação, o burburinho se concentra na praia Central. O mar calmo e a localização atraem banhistas de todas as idades. Já Brejatuba, a dois quilômetros, é ponto de encontro da turma do surf. De mar aberto, tem boas formações e uma bela vegetação natural. Não raro, é sede para campeonatos estaduais.
Salto do Parati forma piscinas naturais de águas doces
Um passeio imperdível na região é o de barco pela Baía de Guaratuba. Com status de Área de Proteção Ambiental, reúne rios, ilhas, mangues e vegetação típica. A paisagem especial ganha contornos ainda mais estonteantes na hora do pôr do sol. O roteiro mais concorrido é o que leva ao Salto do Parati, uma agradável cascata que forma uma imensa piscina natural. Para chegar à queda é preciso caminhar por uma trilha repleta de pássaros, antigas construções, ponte pênsil e muitas plantas nativas.
Já no Centro da cidade vale visitar a igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso, na praça Alexandre Mafra. Construída em 1768, tem fachada típica das capelas litorâneas da época enquanto o interior aconchegante guarda a imagem da padroeira. Aproveite para circular pelos arredores da pracinha e apreciar o casario colonial.