48 horas em Curitiba (PR)

  • Teatro Ópera de Arame é um dos cartões-postais da capital Teatro Ópera de Arame é um dos cartões-postais da capital
    Enviada por Joel Rocha - Setur PR
  • Estufa do Jardim Botânico guarda mais de 50 espécies de mata Atlântica Estufa do Jardim Botânico guarda mais de 50 espécies de mata Atlântica
    Enviada por Christian Knepper (Embratur)
  • Cores e formas chamam a atenção dos pedestres Cores e formas chamam a atenção dos pedestres
    Enviada por Joel Rocha - Setur PR
  • Construções históricas espalham-se pelo quarteirão Construções históricas espalham-se pelo quarteirão
    Enviada por Christian Knepper (Embratur)
  • Uma bela vista do parque Tanguá Uma bela vista do parque Tanguá
    Enviada por Silvia Freitas
Por Editoria Férias Brasil
“Cariocas não gostam de dias nublados"... É a mais pura verdade, mas dá para relevar se esses dias nublados forem para curtir o friozinho de Curitiba.

Friozinho? Exagerei, não? É friozão mesmo, principalmente se for no inverno.
De qualquer forma, em qualquer época do ano, Curitiba não deixa de ser um destino gostoso.

Se você não curte baixas temperaturas, evite ir no inverno, se curte então vá, pois em alguns dias de inverno as temperaturas podem chegar a ZERO GRAU. Por isso fique de olho na previsão do tempo para não errar na mala.

Curitiba é uma cidade grande, porém mais civilizada, limpa e organizada que as demais. Possui muitos shoppings, boa infraestrutura, calçadas largas e limpas, bom transporte público e praças e avenidas floridas na primavera. 

Sua gastronomia também é de tirar o chapéu, com forte influência europeia, podemos encontrar restaurantes de comida italiana, ucraniana, alemã...mas tem duas coisas que você não pode sair de Curitiba sem provar: a imperdível e famosa carne de onça...que de onça mesmo só tem o nome, mas é uma delícia! E o barreado, prato típico do litoral paranaense, mas famoso no estado todo. Vale a pena ler a história e o modo de preparo do prato aqui.  

Sexta feira à noite

Chegou e está animado para sair? Tomar um choppinho e comer a famosa carne de onça no Largo da Ordem é um programa bem local. O Largo da Ordem é o coração do Centro Histórico de Curitiba e é repleto de bares. Recomendo o Bar do Alemão, onde você pode pedir um submarino (chopp com uma canequinha com Steinhäger dentro da caneca) e levar a caneca de lembrança.

[FBFOTO:573949315]

Sábado
Dia
Para conhecer a cidade vale a pena pegar o ônibus Linha Turismo, linha especial que circula nos principais pontos turísticos da capital, com partida a cada 30 minutos e o passeio tem 45 km de extensão. O tour pode durar o dia todo, dependendo do tempo que quiser gastar em cada ponto. O embarque pode ser em qualquer ponto turístico. 

Para embarcar, basta comprar uma cartela com 5 tíquetes que dá direito a 1 embarque e 4 reembarques, no mesmo dia. O ônibus passa por todos os pontos turísticos, mas recomendo descer para conhecer os seguintes pontos: Jardim BotânicoMercado MunicipalMuseu Oscar NiemeyerSanta Felicidade e Ópera de Arame.

Programe para descer em Santa Felicidade na hora do almoço para saborear uma maravilhosa massa e um franguinho com polenta no Restaurante Madalosso, que já esteve no guiness book como o maior restaurante das Américas, com 4.645 lugares. Depois, o programa é dar uma volta pelo bairro e conhecer as lojinhas de artesanato.
 
[FBFOTO:305476891]

Noite
Curitiba oferece uma enorme variedade de restaurantes excelentes com um preço bem mais acessível que nos grandes centros tipo Rio e SP. Como, mesmo no verão, as noites não são muito quentes, uma massa com um vinho sempre é uma boa pedida. Meu predileto para isso é o Barolo Trattoria, no Batel.

Depois do jantar dá para escolher entre os inúmeros bares da região para sentar e papear e continuar curtindo a noite. Dependendo da sua animação, o que não falta é um bom lugar para dançar. Minhas sugestões são: Santa Marta, +55, Taj ou a Vox, uma boate no Centro.

Domingo

[FBFOTO:325793252]

Vale a pena voltar no Largo da Ordem para umas comprinhas na feirinha de artesanatos, mas só funciona de manhã. O almoço de domingo pode ser no Quermesse, em Bom Retiro. A tarde você pode conhecer um dos parques - Barigüi ou Tanguá.

Se for com mais tempo, um passeio imperdível é a cidade vizinha Morretes, lá é servido o melhor barreado da região. A ida no trem Litorina, que corta a Serra do Mar, tem uma vista incrível e um sofisticado serviço de bordo (café da manhã). Morretes é uma gracinha, com casinhas coloridas, feirinha, e um sorvete tradicional de tirar qualquer um da dieta.

Você vai sair de Curitiba querendo voltar!

  • Adelia Croce

    Carioca, mãe da Gabi e adora viajar com a família, seja para o frio ou para o calor.

Mais informações e atrações de Curitiba

Copyright 2000-2024 Férias Brasil©