Escondida na chamada Costa Dourada pernambucana, a cidadezinha fica na metade do caminho entre Recife e Alagoas. As formações de corais que margeiam as praias formam piscinas naturais de águas transparentes, perfeitas para nadar, passear de jangada ou praticar atividades como mergulho e caiaque.
Praia de Várzea do Una tem boas ondas e barracas rústicas
Os fãs do surf, porém, também marcam presença na região. A praia da vila de Várzea do Una oferece boas ondas e, frequentemente, serve de cenário para campeonatos regionais do esporte.
Já os adeptos da caminhada e do rali encontram trilhas nos arredores da mesma praia. Alguns trechos cortam engenhos e fazendas, descortinando paisagens variadas.
A vila abriga ainda o Museu do Una, com acervo formado por mapas, cartas náuticas e artesanato local. A aldeia oferece ainda passeios de barco pelos manguezais, forrós nos finais de semana e barracas que capricham nas receitas à base de camarão, siri, polvo, caranguejo e aratu.
O verão é agitado em São José, em especial no mês de janeiro, quando acontece o Summer Beach. O evento reúne artistas nacionais e regionais que investem nos ritmos animados como forró e axé.