Goiana

Barra de Catuama - A Barra. Que lugar lindo!

Porque Ir

Repleta de prédios históricos e bela arquitetura, Goiana foi declarada Patrimônio Histórico Nacional em 1938, período em que foi apelidada de "Milão Brasileira". 

Nos arredores fica a praia de Riacho Doce, que serviu de cenário para a minissérie de mesmo nome
As obras imponentes, como as torres das igrejas coloniais, são avistadas ainda da BR-101 (para quem vem de Recife ou João Pessoa). 

O estilo barroco, típico do século 18, predomina nas construções. É o caso da Matriz de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Brancos e das igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e de Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos, que abriga em seu interior o Museu de Arte Sacra, com um rico acervo de colecionadores e cerâmicas confeccionadas por artistas pernambucanos. 

Já a igreja de São Lourenço de Tejucupapo, uma das mais antigas de Pernambuco, foi construída em meados do século 16. O destaque fica por conta da bela capela, um exemplar com grande valor histórico e arquitetônico. Ainda no Centro Histórico, um pitoresco restaurante chama a atenção - é o Buraco da Gia, inaugurado em 1967, onde caranguejos guaiamuns treinados são usados para segurar copos de bebida para os clientes.

As praias também fazem parte dos atrativos de Goiana, porém, é preciso rodar bastante para chegar até elas - são seis, que juntas somam 18 quilômetros de orla. A mais frequentada é Pontas de Pedras, que abriga a Ponta do Funil, o ponto mais oriental do estado de Pernambuco. Algumas praias preservam vegetação nativa da Mata Atlântica, caso de Tabatinga e Barra de Catuama, que ainda exibe belos recifes. Já a praia de Atapuz é ponto de encontro de pescadores e frequentemente visitada por peixes-boi.

A praia de Carne de Vaca é a primeira praia do litoral de Pernambuco, com ondas pequenas e fracas, poucas casas e muitos coqueiros. Nos arredores fica a bela Riacho Doce, que já serviu de cenário para filmes, novelas e a famosa minissérie de mesmo nome, estrelada por Vera Fischer, Carlos Alberto Riccelli e Fernando Montenegro, exibida em 1990.
Copyright 2000-2020 Férias Brasil©