• Trilha Trilha
    Enviada por Jenecy
  • Vegetação de cactos Vegetação de cactos
    Enviada por Luciana
Por Editoria Férias Brasil Noronha tem cerca de 20 trilhas que levam a praias e mirantes que podem ser exploradas a pé ou de bike (é possível pegar bicicletas emprestadas nas pousadas ou nos bicicletários). Boa parte é sinalizada e as distâncias variam entre 170 metros e cinco quilômetros. 

Desde 2018, porpem, cinco delas exigem reserva antecipada obrigatória: aquário natural da praia da Atalaia, Atalaia Contemplação, Morro São José, Abreus, Pontinha-Caieiras e Capim-Açu. O agendamento é gratuito (mas é preciso comprar ingresso para o parque), porém, as duas últimas trilhas exigem a contratação de guia. Dependendo da lua, a do Morro São José também exige acompanhamento. Saiba como agendar aqui.

Conheça algumas trilhas:

Praia da Atalaia
A trilha leva ao aquário natural, que recebe 96 pessoas por dia, divididas em seus grupos de 16 pessoas. São cerca de 50 minutos de caminhada, partindo da Vila do Trinta.

Atalaia Contemplação
É oferecida na maré baixa, quando o aquário natural está interditado. Também recebe 96 pessoas por dia, divididas em seus grupos de 16 pessoas.

Morro São José
Apenas 16 pessoas por dia têm acesso à área, ótima para nadar com snorkel. Acessível somente na maré baixa, a trilha começa no mirante da Air France, no norte da ilha. Nas luas cheia e nova não há necessidade de guia, sendo possível, atravessar as pedras com tranquilidade. Já na minguante ou na crescente, a travessia é feita a nado, exigindo acompanhamento. 

Abreus
A bela piscina natural tem acesso mais difícil que Atalaia, exigindo contar com o apoio de cordas em determinados trechos de seus 1,2km de extensão. Ainda assim, não exige guia para acompanhar as 40 pessoas que têm acesso a cada dia. Mas atenção: o passeio é feito somente na maré baixa e é preciso usar colete para a flutuação. 

Pontinha-Caieiras
As duas piscinas naturais são acessadas a partir da Vila do Trinta, com acompanhamento de guia, na maré baixa e uso obrigatório de colete. A trilha oferece 40 vagas por dia. 

Capim-Açu
Um guia é obrigatório para acompanhar a trilha de duas horas, que começa na praia do Sancho e termina na praia do Leão. O tour inclui uma gruta e é oferecido para 40 pessoas por dia. 

Piquinho
A trilha mais recente da ilha leva a um dos pontos mais altos de Fernando de Noronha, descortinando os mares de Fora e de Dentro, com 360 graus de visibilidade. São 3km vencidos em três horas, explorando o caminho que era usado pelos oficiais da Aeronáutica para manutenção do farol que fica no topo do Morro do Pico (321m), ponto mais alto da ilha. Ao longo da subida, paradas em mirantes naturais que revelam o Morro Dois Irmãos e a Ilha do Frade. O grau de dificuldade é médio e não há sem sinalização – é preciso boa condição física e acompanhamento de guia. O horário de saída contempla o pôr do sol. 

Golfinho - Sancho
1.100 metros e vários mirantes (para o acesso, é preciso ter o ingresso do Parque Marinho, vendido na Praça Flamboyant e com validade de 10 dias). Para chegar à praia do Sancho é preciso descer dois lances de escadas encravados na rocha e uma escadaria de pedra.

Pontinha-Pedra Alta 
Ao longo dos três quilômetros da trilha observa-se as Pedras Secas, responsáveis pelo primeiro naufrágio ocorrido no Brasil, em 1503. A caminhada tem início próximo ao Atalaia e termina na enseada da Caieira. É obrigatório o acompanhamento de guia, agendamento na sede do ICMBio (ao lado do Tamar, na BR) e ingresso do Parque Marinho

Jardim Elizabeth
O nome da trilha de 1.600 metros é uma herança dos holandeses. Mapas da época assinalam o local como sendo o escolhido para a aclimatação de plantas trazidas da Europa. Com pouco mais de um quilômetro e meio de extensão, corta a mata, passa por uma alameda de cajazeiras e por uma ponte do século 18. O passeio dura cerca de uma hora e termina com um bom mergulho na praia do Cachorro.

Costa Azul
Acessível apenas na maré baixa, a trilha Costa Azul tem 2.300 metros e parte da Vila dos Remédios. Beirando o pé do morro do Pico, tem como ponto final o mirante do Boldró.

Costa Esmeralda
Um dos trekkings mais populares de Noronha, a trilha da Costa Esmeralda 2.200 metros e vai do Boldró à Cacimba do Padre. No caminho, avista-se diversas espécies de aves marinhas em busca de alimento. Para coroar a caminhada, a paisagem dos Dois Irmãos é perfeita.

Mais informações e atrações de Fernando de Noronha

Copyright 2000-2024 Férias Brasil©