Bezerros

Porque Ir

Cores e tradição são os cartões de visitas de Bezerros, no interior de Pernambuco. O Carnaval animado atrai centenas de milhares de pessoas, que chegam em busca da Folia do Papangu, desfiles onde os foliões mascarados tomam conta das ruas da cidade. 

Na Estação da Cultura, espaço dedicado à história da cidade, é possível conhecer de perto esta manifestação típica do interior de Pernambuco. Há um museu, com vasto acervo de peças raras, livros e fotos, além de uma exposição permanente de fantasias e máscaras. Outra atração é a Casa de Cultura Popular Lula Vassoureiro, onde estão as obras do artesão, um dos maiores criadores de máscaras de Pernambuco.

No restante do ano, as cores vêm do artesanato típico do sertão à base de barro, madeira, couro, fibras, papel, tecidos...Uma das técnicas mais conhecidas em Bezerros é a xilogravura - originária da China, reproduz imagens talhadas em madeira e é associada à literatura de cordel. Os artistas fazem uma espécie de carimbo, espalham tinta na talha e reproduzem as ilustrações em gravuras e nas capas dos folhetos populares. 

Centro de Artesanato reúne principais ícones da cultura pernambucana

No Memorial J. Borges & Museu da Xilogravura - Jorge Borges é um dos mais representativos xilógrafos do Brasil - é possível apreciar os desenhos em azulejo e papel. Por lá também estão à venda seus inúmeros títulos de literatura de cordel e xilogravura, além de quadros, canecas, caixas, porta-lápis e outros objetos ilustrados com suas preciosas gravuras. 

Ainda é possível comprar as matrizes de madeira das suas imagens. A fama internacional do artista, reconhecido como o maior gravador em atividade no país, rende um fluxo de visita constante ao espaço. 

Para conhecer ainda mais a cultura regional, estique o passeio até o Centro de Artesanato de Pernambuco, um museu que reúne o que há de mais significativo no estado em matéria de artesanato. Carrancas de Petrolina, máscaras e xilogravuras produzidas em Bezerros, tapeçaria de Lagoa do Carro, renascença de Poção, cerâmicas de Tracunhaém e até bonecos gigantes de Olinda são alguns exemplos do que é possível conhecer durante a visita monitorada. O tour termina em uma lojinha com boa variedade de peças similares às expostas.

 

 

Copyright 2000-2019 Férias Brasil©