A produção da soja é a principal riqueza do município, mas as áreas verdes centrais são os maiores atrativos de Lucas do Rio Verde. Cartão-postal da cidade, o Lago Ernani José Machado chama a atenção pela localização - entre as avenidas Mato Grosso e Tocantins - e, principalmente por seu entorno, com calçadão e trilhas para caminhada em meio a muitas árvores.
Festival de Pesca Esportiva de Lucas do Rio Verde acontece em junho
Além de ponto de encontro de moradores, o lago é palco constante para eventos esportivos, artísticos e culturais. Outra área verde perfeita para caminhar, também no Centro, é o Parque Municipal dos Buritis, uma reserva de preservação permanente.
Para quem curte atividades náuticas, um dos destinos é a Usina Hidroelétrica Canoa Quebrada, a 35 quilômetros da região central e procurada para passeios de barco e de jet-ski. Já as águas limpas do Rio Verde ganham movimento nos finas de semana, quando chegam as turmas do caiaque e da pesca.
Por falar em pescaria, cidade promove no mês de junho o Festival de Pesca Esportiva de Lucas do Rio Verde (Festlucas), com concursos e shows de música. Paralelo à festa, acontece o Campeonato de Pesca Esportiva de Mato Grosso, um dos mais concorridos do país por conta da quantidade e variedade de peixes.