MiniIntro - Parque Nacional da Serra do Cipó

  • Acessos mapeados facilitam o trekking Acessos mapeados facilitam o trekking
    Enviada por Marcos Tulio Barreto - Setur/MG
  • Lá embaixo, um mar de montanhas Lá embaixo, um mar de montanhas
    Enviada por Sérgio Mourão - Setur/MG
  • Foto Raquel Alves Foto Raquel Alves
    Enviada por Raquel Alves
Por Editoria Férias Brasil Seis municípios abrangem o parque, criado nos anos 70: Santana do Riacho, Jaboticatubas, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Dom Joaquim e Nova União. Com  uma área total de 33.800 hectares, a reserva é considerada um importante santuário da flora brasileira, abrigando cerca de 1.600 espécies de plantas. Destaque para as bromélias, orquídeas, sempre-vivas e canelas-de-ema, que fazem do parque um verdadeiro jardim natural. 

Quando o assunto é fauna, a Serra do Cipó se destaca por abrigar e proteger animais ameaçados de extinção como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e a onça-pintada. Aves, como seriema, tucano e maritaca, são observadas com facilidade.

As numerosas nascentes das bacias dos rios São Francisco e Doce formam mais de 60 cachoeiras, além de cânions, acessíveis por trilhas que podem ser percorridas a pé, de bicicleta ou a cavalo. Entre as principais atrações está o Cânion das Bandeirinhas, formado pelo afunilamento do Ribeirão Bandeirinhas, com 6km de extensão e uma sucessão de cascatas, cachoeiras e piscinas naturais. No interior dos blocos de rochas, é comum a presença de orquídeas e ninhos de pássaros. 

Rapel e canoagem são esportes praticados em algumas quedas e corredeiras.

Parque Nacional da Serra do Cipó
Acesso pela MG-010, Km 94 - Distrito Serra do Cipó, município de Santana do Riacho
Tel: 3718-7151/ 7475 / 7481/ 7469

Mais informações e atrações de Serra do Cipó

Copyright 2000-2020 Férias Brasil©