Passa Quatro

Porque Ir

Uma das cidadezinhas mais encantadoras das Terras Altas da Mantiqueira, Passa Quatro reserva atrações que vão do casario colonial à natureza privilegiada, salpicada por cachoeiras, florestas, parques e picos. O friozinho ao entardecer e as delícias da boa mesa mineira incrementam o destino, procurado por turistas de variados perfis.

Cachoeira da Gomeira tem acesso fácil e ducha revigorante

No centrinho, um passeio a pé pelas ruas de paralelepípedo descortina as preservadas construções do final do século 19. É do Centro que parte a maria-fumaça, puxada por uma locomotiva de 1925. 

O tour dura duas horas e leva à Estação Coronel Fulgêncio, na divisa com São Paulo. Entre as atrações, paradas para apreciar o túnel que liga os dois estados e também para fazer compras de doces e artesanato na Estação Manacá. A viagem (10 km cada trecho) é animada por um violeiro e, nos finais de semana, convém fazer reserva - os dois vagões costumam sair lotados de turistas. 

Já os atrativos naturais ficam nos arredores de Passa Quatro. É o caso da cachoeira da Gomeira, escondida em uma propriedade privada - os visitantes, porém, são bem vindos. O acesso é por trilha fácil e termina em uma forte e revigorante ducha. 

Para curtir a tranquilidade e as paisagens típicas da região, siga para a Floresta Nacional, uma pequena área administrada pelo Ibama com vegetação de pínus e araucárias, além de viveiros, trilhas, venda de mudas, lago e cachoeira. Na volta, faça uma parada no alambique Engenho Doce para conferir o processo de fabricação da cachaça local.

Para quem está com o preparo físico em dia vale subir o pico do Itaguaré, um dos melhores pontos para apreciar o pôr do sol e o alvorecer, com vista para a serra da Bocaina e algumas cidades do Vale do Paraíba. A subida dura cerca de três horas e meia, com trechos bastante íngremes. Empresas de passeios organizam pernoites com guia, jantar e café da manhã. A paisagem fica mais bonita entre os meses de abril e setembro, quando o céu está limpinho.
Copyright 2000-2020 Férias Brasil©