Nova Lima (MG)

  • Parque Nacional da Serra do Gandarela - Cachoeira de Santo Antônio Parque Nacional da Serra do Gandarela - Cachoeira de Santo Antônio
    Enviada por Robson de Oliveira
  • Parque Nacional da Serra do Gandarela - Cachoeira do Viana Parque Nacional da Serra do Gandarela - Cachoeira do Viana
    Enviada por Tarcisio Nunes
  • Parque Serra do Rola Moça - Cemitério dos Carros Parque Serra do Rola Moça - Cemitério dos Carros
    Enviada por Andreza Duraes

Porque Ir

Nova Lima está tão próxima da capital que a divisa entre as duas cidades é feita pelo BH Shopping. Na entrada do município imperam condomínios, hotéis e restaurantes sofisticados. O clima de interior vai surgindo à medida que se adentra a cidade e surgem as montanhas salpicadas de pousadas; o bairro das Quintas, com residências em estilo inglês delimitadas por cercas vivas; e estabelecimentos que servem a famosa "queca", um bolo de Natal feito com nozes, avelãs, castanhas, passas e frutas cristalizadas, inspirado nos cakes britânicos.   

Igrejas de Nossa Senhora do Rosário e do Senhor do Bonfim remetem ao período colonial

A proximidade com a capital se faz presente quando o assunto é a boa mesa, tão característica de Belo Horizonte. Em 2018 foi inaugurado o Mercado Gastronômico da Boca, inspirado em modelos como o Mercado San Miguel, de Madri. O espaço, no estilo galpão industrial, reúne filiais de restaurantes famosos de BH, como Borracharia Gastrobar, que serve típica comida mineira, e a padaria La Boqueria, além de bares com cerveja artesanal. 

Outro mercado ali perto, também na pegada gastronômica, é o Grano, a 15 minutos da Boca. Com uma proposta mais abrangente, o local mantém exposições com obras de artistas da região, roupas e peças de decoração. 

Quando o tema é história e cultura, o ouro e o minério de ferro se fazem presentes nos patrimônios arquitetônicos da cidade. No Centro, as igrejas de Nossa Senhora do Rosário e do Senhor do Bonfim e a capela de São Sebastião remetem ao período colonial. Já a arquitetura art déco do Teatro Manuel Franzen é exemplo marcante do século 20.

Nos finais de semana, as turmas de Belo Horizonte e de Nova Lima seguem para o distrito de São Sebastião das Águas Claras, mais conhecido como Macacos. Trata-se de uma região perfeita para unir ecoturismo e boa mesa, com belas trilhas para trekking e motocross, além de confortáveis pousadas e restaurantes.

Pertinho de Nova Lima fica um dos mais novos parques nacionais do país: o Parque Nacional da Serra do Gandarela, criado em 2014. A 37 km da cidade, a reserva tem acesso principal por Rio Acima (a 15 km), onde fica a sede e a entrada principal do parque, que tem ingresso gratuitoA Estrada Real atravessa a área e, no trecho inserido no parque, o visitante pode observar ruínas referentes ao período colonial, além de observação da bacia do ribeirão do Prata. O percurso de 10 km pode ser feito através de trilha de dificuldade média.

A observação de aves é das atrações do Gandarela. O parque abriga 311 espécies de aves registradas – dez delas encontram-se ameaçadas de extinção. Cachoeiras, poços, mirantes também chamam a atenção. Entre os destaques, cachoeira do Índio, com quatro grandes quedas com mais de 200 metros de altura; cachoeira Santo Antônio, com tons azulados contrastantes com os paredões rochosos avermelhados; e mirante da Serra do Gandarela. A reserva pode ser visitada o ano todo e tem acesso ainda pelas cidades de Belo Horizonte, Raposos, Caeté, Itabirito, Santa Bárbara, Ouro Preto e Mariana.

 

Diário de Viagem

Parque Nacional da Serra do Gandarela (MG)

Parque Nacional da Serra do Gandarela (MG)
Cachoeiras, mirante e observação de pássaros estão entre as atrações

Veja também as dicas de viajantes
Copyright 2000-2018 Férias Brasil©