• Trekking Trekking
    Enviada por SUZY
Por Editoria Férias Brasil
Do final da Avenida das Montanhas, no Km 4, partem trilhas até os melhores mirantes da cidade. Algumas caminhadas são curtas: em 30 minutos chega-se à Pedra do Chapéu do Bispo (2.030 metros) ou à Pedra Redonda (1.930 metros), sem necessidade de guia. Até Pedra Partida (2050 mètros, 1h30 só ida) ou o Pico do Selado (2083 metros, duas horas só ida), é recomedável ir com guia. 

Conheça as trilhas: 

Trilha do Pinheiro Velho
Rapidinha e de fácil acesso, essa trilha tem saída da avenida principal e leva até o aeroporto desativado do distrito. Em meia hora entre a ida e a volta, é possível encontrar diversas árvores centenárias, entre as quais a do mais antigo pinheiro da região.

Trilha das Corredeiras do Itapuá
Dentro da área do Hotel Itapuá, essa trilha acompanha o Córrego do Cadete e suas diversas pequenas quedas d’água.

Trilha do Chapéu do Bispo
Chegar até a base das pedras de formação semelhante a um chapéu de bispo é relativamente fácil porque o terreno tem poucas subidas mais puxadas. Pelo caminho é possível ir parando em vários mirantes disponíveis em bifurcações do caminho. O percurso é de uma hora entre a ida e a volta.

Trilha da Pedra Redonda
Praticamente todos os prestadores de serviços turísticos do distrito oferecem o passeio ao topo da pedra, passando por um caminho que já conta com alguns lugares para facilitar o acesso, como escadas e algumas tábuas no chão. Ainda assim, o percurso de aproximadamente uma hora e meia entre ida e volta é de intensidade intermediária, com várias inclinações.
No meio do percurso há um mirante com uma bonita vista, mas é lá no alto na Pedra Redonda, onde Minas Gerais e São Paulo se encontram, que a vista impressiona mais, principalmente no pôr do sol. Quando o dia está limpo, é possível identificar até cidades; em dias não tão perfeitos, a sensação é a de estar acima das nuvens.

Trilha do Platô
Outra trilha bastante movimentada de Monte Verde, de intensidade intermediária e vários aclives desde seu início. Há mirantes durante o trajeto. Entre ida e volta imagine levar ao menos uma hora e quarenta minutos de caminhada.

Trilha da Pedra Partida
Estreita e com caminho de subidas e descidas íngremes, passa por penhascos até chegar a seu cume. Espere levar ao menos duas horas e quarenta e cinco minutos entre a ida e a volta. O nível dessa trilha é avançado.

Trilha do Selado
Outra trilha de nível avançado e que não deve ser percorrida sem a presença de um guia, pois passa por mata fechada e tem acesso pouco utilizado. Espere levar ao menos quatro horas entre a ida e a volta.

Mais informações e atrações de Monte Verde

Copyright 2000-2021 Férias Brasil©