Mais antiga cidade de Minas Gerais, a bucólica Mariana preserva a arquitetura colonial que desde o século 18 enfeita o cenário histórico. Em suas praças estão guardadas uma infinidade de relíquias barrocas. Entre elas, a Catedral Basílica da Sé, concluída em 1760 e uma das mais ricas do Brasil, com lustres de cristal da Boêmia, altares suntuosos e um órgão alemão com mais de mil tubos.
A peça funciona até hoje e é a protagonista dos emocionantes concertos que acontecem nas manhãs de sexta-feira e de domingo, reunindo moradores e turistas.
Concorrido também é o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra, com valioso acervo formado por obras de Aleijadinho e Mestre Athayde - este último, nascido na cidade e sepultado na igreja de São Francisco de Assis. O encanto continua nos ateliês, tomados por trabalhos de artistas da região e que capricham na confecção de imagens, móveis e oratórios.
Museu de Arte Sacra tem acervo valioso, com obras de Aleijadinho e Mestre Athayde
Testemunha do Ciclo do Ouro, Mariana abriga ainda a mina da Passagem, uma das maiores do mundo abertas à visitação. O tour - uma verdadeira aventura - é feito em um trole aberto que percorre 300 metros de trilhos, descortinando túneis, salões e lagos de águas cristalinas.
Aproveite o passeio para almoçar nos arredores da mina - por ali estão alguns dos melhores restaurantes da cidade especializados na culinária mineira.