Esmeraldas (MG)

  • Igreja de Urucuia - Momento Religioso Igreja de Urucuia - Momento Religioso
    Enviada por LUCINEY SILVA
  • Esmeraldas - Igreja da praça principal Esmeraldas - Igreja da praça principal
    Enviada por Ana

Porque Ir

Apesar de bem próxima da capital - apenas 60 quilômetros separam Esmeraldas e Belo Horizonte - a cidade preserva características típicas do interior. Por conta das comunidades rurais no entorno, as cachoeiras, as fazendas coloniais e hotéis-fazenda são grandes atrativos, assim como os haras e as criações de ovelhas.

Associação dos Agricultores oferece delícias como pão de queijo assado em folha de bananeira
No Centro, a atração é o casario preservado. Entre os prédios mais interessantes está o da Prefeitura, que ocupa uma antiga fábrica de tecidos. Construída nas décadas de 20 a 30, tem estilo art deco. Já a igreja de Santa Quitéria, padroeira de Esmeraldas, exibe arquitetura modernista. Em maio, o santuário é cenário de festejos por conta da Festa da Padroeira.

Mas quando chega dezembro, quem chama a atenção são os grupos de Folia de Reis. Durante 12 dias - entre o Natal e o dia 06 de janeiro -, a folia bate à porta dos moradores com os palhaços do reisado e seus instrumentos de percussão. A manifestação popular comemora o nascimento de Cristo.
           
Em qualquer época do ano, porém, a dica é visitar a Associação dos Agricultores Familiares e da Agroindústria de Esmeraldas, que fabrica e vende delícias como pão de queijo assado em folha de bananeira, compotas, defumados e cachaça, na Praça Getúlio Vargas. No mesmo local acontece a Feira de Artesanato, que reúne bordados e artesanato, além das comidas típicas. A feirinha é realizada no segundo sábado do mês, das 8h às 14h.
Copyright 2000-2017 Férias Brasil© Todos os direitos reservados.
instagram
twitter