• Cachoeira Sentinela, belo passeio em Biribiri Cachoeira Sentinela, belo passeio em Biribiri
    Enviada por Joycemara
  • Biribiri, restaurante do João sem braço Biribiri, restaurante do João sem braço
    Enviada por Francisco Tomaz
  • Uma volta no tempo! Uma volta no tempo!
    Enviada por Dricka Net
  • Casinhas lindas Casinhas lindas
    Enviada por Dricka Net
  • Encantadora! Encantadora!
    Enviada por Dricka Net
  • Passeio Passeio
    Enviada por Joycemara
  • Biribiri Biribiri
    Enviada por Francisco Tomaz
  • Pé na estrada em Diamantina-MG Pé na estrada em Diamantina-MG
    Enviada por Francisco Tomaz
  • Igreja local. Uma bela construção. Igreja local. Uma bela construção.
    Enviada por Jcarlos
  • Pequena cachoeira no acesso ao paraíso Pequena cachoeira no acesso ao paraíso
    Enviada por Jcarlos
  • Praça principal da cidade. Praça principal da cidade.
    Enviada por Jcarlos
Por Editoria Férias Brasil
A bucólica vila de ruas de terra e belo casario, a 15 km de Diamantina, fica dentro do Parque Estadual do Biribiri, na Serra do Espinhaço. Ela foi erguida em fins do século 19 em função da Companhia Industrial de Estamparia, hoje desativada. O povoado é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) e, atualmente, abriga 30 moradias, restaurantes simples e uma igreja colonial.

Entre as atrações da reserva, que ocupa uma área de 17 mil hectares, está a mata nativa formada por cerrado, matas de galeria e campos rupestres. As grandes estrelas, porém, são as belas cahoeiras: a da Sentinela, a 1h15 de caminhada da entrada do parque, conta com várias quedas d’água que formam piscinas naturais; já a dos Cristais (3 horas de caminhada a partir da portaria), tem duas quedas e poços deliciosos para banhos. E ainda tem o Poço da Água Limpa e o Poço do Estudante. 

O Caminho dos Escravos, calçado pelos negros no século e que 19 fazia parte da antiga Estrada Real, exige preparo: 20 km vencidos em 8 horas de caminhada. Ao longo do percurso, observa-se a mata nativa, rios, cascatas e vista panorâmica de Diamantina. 

Passeios e atividades pelo parque são oferecidas por guias e agências locais: 
Rua Direita, 68 - Centro
Tel: (38)3531-1667

Rua Direita, 120 - Centro
Tel: (38)3531-6733

Associação de Guias e Condutores Locais (Asguitur)
asguitur@yahoo.com.br

Tel: (38) 3531-7284 / 3532-6698 

Dicas dos Viajantes

"Passeio imperdível a uma vila fantasma..."

Débora

Enviada por Débora

a dois em Abril/2013 e achou Excelente!

Vila de Biribiri (que em tupi-guarani significa buraco). Uma estradinha de terra leva até a bucólica vila de ruas de terra, a 13 quilômetros de Diamantina. Erguido em fins do século 19, mostra um pedaço da história onde o tempo parece ter parado. Uma antiga fábrica de tecidos, surgida como alternativa de trabalho no século XIX. Naquela época sofria-se com o declínio das jazidas diamantíferas. A vila possui uma igrejinha, 32 casas, uma usina hidrelétrica, que funciona ainda e galpões. No auge a vila chegou a abrigar 600 funcionários.

Com a desativação do ramal ferroviário de Diamantina, quase cem anos depois de sua fundação, a fábrica fechou (por volta de 1972). Hoje a maioria das casinhas está vazia e apenas os vigilantes fazem a manutenção do lugar e lá residem, portanto, praticamente uma vila fantasma, mesmo assim gera motivos para uma visita ao local. Imperdível!

"Lugar Lindo Cidade Carregada de Historias"

Enviada por Dayane Freire

com amigos em Janeiro/2012 e achou Excelente!

sem duvida um cidade fantasma e realmente da medo de dormir la ...mais nao se preocupe eu ja dormi la por diversas vezes e nunca aconteceu nada (rsrsrsrs) pois trabalhei no restaurante do Raimundo sem braco, lugar tem cheio de historia!!!e parece q parou no tempo... e isso deixa la mais interessante, sem contar o pomar o rio e as cachoeiras proximas ...vale a pena ir e alugar uma casinha p passar a noite.

"Visual bonito"

Enviada por Jcarlos

com a família em Outubro/2009 e achou Muito bom

Um bom local para passar o dia. Tem um pequeno restaurante/lancheria, que é bom um rio para se divertir tomando banho ou passeando. Lá eles alugam as casas para ficar temporadas. Interessante.

Mais informações e atrações de Diamantina

Copyright 2000-2019 Férias Brasil©