Praça e Circuito da Liberdade

  • Cenário formado por jardins, fontes e prédios neoclássicos remetem à Paris Cenário formado por jardins, fontes e prédios neoclássicos remetem à Paris
    Enviada por Inês Gomes
  • Praça da Liberdade Praça da Liberdade
    Enviada por Leandro Armando
  • Fonte Fonte
    Enviada por Célio
  • Praça da Estação Praça da Estação
    Enviada por Nailton Suzarte
Por Editoria Férias Brasil
O conjunto formado pela praça e seus arredores remete a uma viagem no tempo, no espaço e na história. Os jardins, inspirados no Palácio de Versailles, com direito a fonte e coreto, conduzem à Paris; enquanto os prédios em estilo neoclássico (Palácio da Liberdade) e pós-moderno (Edifício Niemeyer) fazem referências aos anos 20 e 60, respectivamente. A praça reúne turmas diversas no dia-a-dia, em especial aos domingos, quando os moderninhos passam por ali a caminho do cinema; os atletas aproveitam o espaço para corre e caminhar; e os boêmios tomam um chopinho nos bares ao redor. 

O entorno da praça ganhou o sugestivo nome de Circuito Cultural da Praça da Liberdade, reunindo antigos prédios públicos que foram transformados em espaços interativos repletos de cultura, história, arte... São bibliotecas, museus, planetário, ateliês, espaços para exposições, cursos e oficinas... Entre os destaques estão o Museu das Minas e do Metal, que se dedica à evolução da mineração e da metalurgia de forma lúdica, criativa e tecnológica. O elevador virtual simula a descida à mina de ouro de Morro Velho, em Nova Lima, com mais de 2 mil metros de profundidade. 

O circuito abriga ainda o CCBB BH, um dos prédios mais visitados por conta da extensa programação cultural; a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, cujo prédio-sede é de Oscar Niemeyer; o Memorial Minas Gerais Vale, com 31 espaços reais e virtuais sobre a história e os costumes mineiros do século 18 até hoje; o Museu Mineiro, com um acervo de mais de 3.500 peças, com arte sacra, moedas, armas e achados arqueológicos; e o BDMG Cultural, com programação de música, artes visuais e artes cênicas; além da Casa de Minas Gerais e a Casa Fiat de Cultura, com mostras de arte. 

Dicas dos Viajantes

"Livro de Graça na Praça"

Enviada por Letícia

com amigos em Setembro/2013 e achou Excelente!

Acontece no primeiro domingo de setembro, todos os anos. São distribuídos livros de graça, infantis e adultos. Um evento cultural a ser seguido por outras cidades.

"Ótimo Ponto Turístico"

Enviada por Felipe

com amigos em Setembro/2008 e achou Excelente!

A Praça da Liberdade, para mim, é uma das praças mais bonitas do Brasil, ou é a mais bonita. Quando fui conhecer, achei a praça imensa. É uma praça histórica com lindos jardins, fontes, estátuas e é muito bem arborizada. Em volta da praça tem muitos prédios hitóricos que funcionam as secretarias desde quando a cidade foi fundada. É um dos principais centros de cultura de Belo Horizonte, pois na praça e em torno dela, há muitas opções de lazer e cultura. Enfim, achei Belo Horizonte uma linda cidade, com ótimos pontos turísticos e lugares deslumbrantes como a belíssima Serra do Curral, a moderna torre AltaVila, o Parque Municipal, a Pampulha, a Praça do Papa, a Praça Raul Soares, o Palácio das Artes, a Igrejinha da Pampulha, o museu de mineralogia, as monumentais Igreja de Lourdes e Igreja da Boa Viagem, a Igreja São José, o Parque das Mangabeiras, a Praça da Estação, o museu de Arte da Pampulha, os estádios Mineirão e Mineirinho, o jardim japonês, o zoológico de BH, o jardim botânico, a agitada Savasse, os shoppings, a Praça Sete de Setembro, o centro de BH e muitas outras coisas maravilhosas que conheci da cidade. É simplesmente Belo Horizonte.

"Mais Atrativos Culturais"

Enviada por vanessa

a dois em Janeiro/2009 e achou Muito bom

Moro em BH. Minhas dicas são: A praça da Liberdade, além da beleza da própria praça e dos prédios históricos ao seu redor, terá uma atração a mais: os prédios das secretarias foram desocupados (as secretarias irão para o Centro Administrativo, em construção). Os prédios estão sendo reformados e abrigarão museus e espaços culturais. Não se esqueçam também de visitar o tradicional Xodó, que faz parte da tradição da praça. E aos domingos, vale a pena visitar a feira de artesanato na Av. Afonso Pena. Vem gente de vários lugares para fazer compras lá, tamanha a variedade e qualidade de seus produtos.

"Espaço também para cooper"

Enviada por Célio

com amigos em Janeiro/2008 e achou Excelente!

Geralmente a gente quer relaxar e na Praça da Liberdade você pode usar um traje informal para visitar todo o conjunto arquitetônico e fazer uma caminhada ao lado de gente hospitaleira e bonita.

"Bairro que tem diversão,shopipng e entretenimento"

Enviada por deh

com a família em Fevereiro/2008 e achou Excelente!

Muitas boates legais, excelentes restaurantes, pessoas divertidas, boa música,tudo é realmente muito bom lá! Muitas lojas também.

Mais informações e atrações de Belo Horizonte

Copyright 2000-2019 Férias Brasil©