Pampulha ganha título de Patrimônio Mundial da Humanidade

  • Mosaicos de Portinari incrementam igreja de São Francisco de Assis Mosaicos de Portinari incrementam igreja de São Francisco de Assis
    Enviada por Marcílio Gazzinelli (Belotur)
Por Editoria Férias Brasil
Setenta e três anos depois de sua construção, o conjunto arquitetônico da Pampulha ganhou reconhecimento internacional. Durante a 40ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, que aconteceu dia 17/07, em Istambul, na Turquia, o complexo idealizado por Niemeyer conquistou o título de Patrimônio Mundial da Humanidade -  decisão unânime dos 21 países que integram o conselho. 

Encomendada nos anos 40 pelo então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, a Pampulha é uma obra assinada por diversos e ilustres artistas. Além de Niemeyer, o conjunto modernista reuniu outros dois gênios das artes brasileiras: Roberto Burle Marx, responsável pelo paisagismo; e Candido Portinari, que assina o painel externo de azulejos da Igreja de São Francisco de Assis. 

Além da igreja, também fazem parte do complexo inaugurado em 1943, o Cassino (atual Museu de Arte da Pampulha), a Casa do Baile (atual Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design de Belo Horizonte), o Iate Golfe Clube (hoje, Iate Tênis Clube) e a residência de Juscelino Kubitschek (atual Casa Kubitschek).

E para comemorar o título, uma programação cultural reúne mais de 60 atrações. A festa começa dia 22/7 e se estende por todo ano. As atrações são diversas, para todas as idades e com entrada gratuita. Tem queima de fogos, shows, exposições, espetáculos teatrais, circenses e de dança, corrida, pic-nics, troca de livros, missa...

Entre os destaques estão a apresentação da Vesperata de Diamantina, do Coral Cidade dos Profetas de Congonhas e da Orquestra Ouro Preto, que fazem parte da programação do 'Minas ao Luar - Especial Pampulha'. Dentro dessa programação, ainda acontecerá shows da banda 14 Bis, com participação de Sá & Guarabira e Flávio Venturini.

 


  • Gracie Croce

    Jornalista, adora viajar e descobrir novos lugares. O que não impede de voltar àqueles por onde andou...

Mais informações e atrações de Belo Horizonte

Copyright 2000-2019 Férias Brasil©