MiniIntro - Atrativos Culturais

  • Casario abriga bares, lojas e espaços culturais Casario abriga bares, lojas e espaços culturais
    Enviada por Secretaria de Turismo do Maranhão
  • Fachadas registram a data das belas construções Fachadas registram a data das belas construções
    Enviada por Secretaria de Turismo do Maranhão
Por Editoria Férias Brasil
Grande parte do acervo cultural de São Luís está reunida no Centro Histórico, tombado pela Unesco e que ocupa quase todo o bairro de Praia Grande. O casario colonial - cerca de três mil construções - predomina na paisagem, conduzindo a uma viagem ao século 18, quando os portugueses tomaram a cidade dos franceses. 

Para circular por ali e encontrar tudo aberto, vá entre terça e sábado, à tarde, observando os detalhes das fachadas dos sobrados que se espalham por ruas de pedra, becos, ladeiras, praças e largos. Infelizmente, a preservação dos imóveis deixa a desejar. Para ver tambor-de-crioula, apareça na sexta-feira ao anoitecer. O happy hour é concorrido do meio da semana em diante, sendo que as noites de sexta e sábado são as mais movimentadas.

Os famosos azulejos portugueses - há também exemplares franceses, belgas e alemãs -  que decoram os prédios do Centro Histórico não se limitam às funções estéticas. Aplicados na fachada das residências no século 19, foram fundamentais para a adaptação dos portugueses ao clima equatorial - ao refletirem a luz do sol, amenizavam o forte calor da região.

Mais informações e atrações de São Luís

Copyright 2000-2019 Férias Brasil©