Visitar Santo Amaro do Maranhão

  • Isolamento, águas cristalinas cor de jade e areias branquíssimas! Isolamento, águas cristalinas cor de jade e areias branquíssimas!
    Enviada por Meire
  • Um passeio com muita emoção Um passeio com muita emoção
    Enviada por Patricia Ferreira da Silva
  • Lagoa da Gaivota Lagoa da Gaivota
    Enviada por Danubia
  • Deserto! Um passeio muito legal. Deserto! Um passeio muito legal.
    Enviada por Natália
Por Editoria Férias Brasil
Entrada alternativa para os Lençóis Maranhenses, a vila encravada nas dunas abriga belíssimas lagoas pouco exploradas. A da Gaivota, uma das maiores da região, de água azul-turquesa e cercada por montes de areia fininha. A profundidade chega a 2,5 metros e o convite ao banho é irresistível. Um pouco mais adiante, uma série de lagoas conhecidas como Emendadas são um deslumbre. E ainda tem a lagoa de Betânia, explorada em passeio que leva o dia inteiro.

Santo Amaro fica a quase 100 quilômetros de Barreirinhas, sendo que metade do caminho é de trilhas arenosas. Para chegar lá, somente em veículos 4x4.


Dicas dos Viajantes

"Paraíso"

ELIANE RIVA

Enviada por ELIANE RIVA

com a família em Setembro/2019 e achou Excelente!

Fui para santo amaro em setembro de 2019. O acesso para a cidade é complicado, tem que passar por um rio e com carro 4 por 4. Mas estão construindo uma ponte que já está quase concluída. assim poderemos alugar um carro em são luis do maranhão e vir para santo amaro. 

A entrada para os lençóis maranhenses é bem perto da cidade e o acesso é mais fácil que barreirinhas. A paisagem das dunas e das lagoas é de uma beleza indescritível. Você sente uma paz interior ao ver aquela beleza natural.  

Fizemos passeios de voadeira para o circuito das américas. Conheci a lagoa da gaivota, onde almoçamos num restaurante (onde não gostei do peixe servido), mas a lagoa é linda. 

Para passeio recomendo santo amaro, pois chega-se nas lagoas com muita facilidade. Somente requer habilidade e condicionamento físico se for fazer passeios longos como o das emendadas, onde anda 04 horas para chegar as lagoas belíssimas e depois caminha no retorno mais 04 horas a noite. Este passeio não fizemos. Visitamos a lagoa da andorinha, gaivota. comemos muito caju, para todo lado tinha a fruta. 

Agora a cidade de santo amaro, é bem tranquila, até demais. o comércio fecha das 12 às 15hs. e a noite é difícil encontrar algum lugar para se comer. somente uma sorveteria no centrinho e um carrinho de hambúrguer. tivemos dificuldades para jantar, pois a pousada que ficamos, a paraiso, não tem restaurante. 

Os nativos criam seus animais soltos, então deparamos muitas vezes com cavalos, porcos, vacas andando pela cidade e até nas dunas se alimentando. na beira do rio encontramos mulheres lavando roupas, que é um costume antigo. estive primeiro em barreirinhas, mas com toda certeza ficaria mais dias em santo amaro, pois a beleza natural é deslumbrante. 

"Passeio de quadriciclo!"

Enviada por Frederico

a dois em Agosto/2016 e achou Excelente!

Santo Amaro é show, fizemos um passeio de dia inteiro de quadriciclo com o guia Vinicius (98-99087045). Conhece muito da região e tem um preço bacana. Fomos eu e minha namorada em um quadriciclo e ele em outro. Passamos em várias lagoas boas para banho, e praticamente foi um passeio privativo, pois em todas as lagoas que íamos só tinha a gente. Por fim, fizemos o pôr do sol numa duna bem alta, com vista de toda a região.

"A regiao dos lençóis que ainda permanece intacta!"

Enviada por Tati

com a família em Agosto/2010 e achou Excelente!

Santo Amaro realmente surpreendeu em vários sentido. Seu acesso, ainda um tanto dificil (espero que continue assim!!) mas ao alcance de todos, fez com que o local preservasse o encanto de um vilarejozinho rústico, simpático e com pessoas acolhedoras. Sem falar nas belezas naturais que rodeiam o local. Meu Deus, o que são aquelas lagoas?! A Gaivota e a Betania sao pontos de visita obrigatórios!! Simplesmente um espetáculo!

Para dormir, se você nao tem frescura, recomendo a Pousada Areias, rústica, toda feita em taipa, a decoração é bem charmosinha e os funcionários são muito queridos! MAs se você gosta de agito, recomendo Barreirinhas!

"Santo Amaro do Maranhão - não recomendo"

Enviada por Solimar Teixeira

com a família em Julho/2019 e achou Ruim

Estive no mês passado, visitando Santo Amaro do Maranhão, acompanhado de meus pais, idosos, esposa e filhos ( 4 adultos e 4 crianças ). 

Saímos de Barreirinhas, ao amanhecer, com passeio pré agendado pela são paulo ecoturismo, para visitar esse município. No carro, conosco, tb ia um grupo de alemães, que não falavam português. nos comunicamos em inglês. 

Chegamos a esse município por volta das 8 hs e já encontramos uma enorme fila de carros para serem autorizados pela prefeitura - somente acessam os locais de visita acompanhados de um guia local. E lá ficamos por mais de duas hora!!!!!!! Sob um sol escaldante dentro de um carro desconfortável e sem qualquer explicação lógica que justificasse tal absurdo. 

As ruas da pequena cidade ficaram um caos!!!! Acho justo e correto que a prefeitura se empenhe em preservar os empregos para os seus munícipes. Mas sacrificar os turistas é contra producente para o turismo local. Uma pena, pois o passeio é lindo!!!! 

Se for preciso manter essa fiscalização, que sejam disponibilizados postos volantes, em locais diversos, com mais funcionários nos dias de maior movimento e com alguém (chefia) presente com autonomia para efetuar os ajustes necessários ao bom fluxo turísticos. 

Os alemães queriam desistir do passeio, mas os convencemos a ficar, pois não poderiam voltar a Barreirinhas imediatamente e a cidade não tem grandes atrativos no centro.

Como nós, brasileiros, comentamos com os nosso amigos, nos grupos de whatsapp esse problema, certamente, os alemães farão o mesmo em seu país....

Por enquanto, ficamos com a ideia de #santoamaronaorecomendo infelizmente... não recebam como crítica, mas como uma colaboração.

abraços
carlos m reis
rio de janeiro

Mais informações e atrações de Lençóis Maranhenses

Copyright 2000-2021 Férias Brasil©