Praia do Peró, em Cabo Frio (RJ), recebe Bandeira Azul

Além das águas cristalinas, local abriga dunas douradas e trilha repleta de atrativos
26 de Novembro de 2021

Encanto nas Dunas do Peró Encanto nas Dunas do Peró (foto: Divulgação)

praia do Peró, em Cabo Frio (RJ), hasteou, pelo quarto ano consecutivo, a Bandeira Azul - certificado internacional de qualidade ambiental. O resultado confere ao Peró a maior premiação global dedicada à gestão sustentável de praias. A bandeira ficará exposta até novembro de 2022.  

Com 7km de extensão, a praia do Peró é um dos principais cartões-postais de Cabo Frio. Por conta das boas ondas, é point dos surfistas. Em alguns trechos, porém, oferece mar calmo e indicado para crianças. As famílias aproveitam, ainda, a infraestrutura de bares e barracas à beira-mar.

Dunas do Peró
As atrações do Peró vão além das águas azuis e cristalinas. No lado esquerdo da praia estão as Dunas do Peró, uma imensa área de preservação ambiental que abriga montes de areia fininha e dourada com alturas que variam entre 6 e 20 metros.  As dunas são, ainda, salpicadas por vegetação típica e as águas da Lagoa do Guriri. Tal combinação conferiu à atração a alcunha de Lençóis do Peró, numa referência aos Lençóis Maranhenses. 
Encanto nas Dunas do Peró Encanto nas Dunas do Peró (foto: Divulgação)

Toda a região está inserida na APA Pau-Brasil e o acesso é por trilha (veículos motorizados não são permitidos). A dica é contratar um condutor ambiental ou aproveitar o passeio guiado e gratuito oferecido Hotel Paradiso Peró. As saídas são aos sábados, às 8h. Não é preciso estar hospedado para participar. 

O local é perfeito também para a prática de sandboard, ou surf na areia. O esporte de aventura atrai moradores e turistas para aprenderem a arte de deslizar sobre os montes de areia fina. Para curtir a modalidade, indicada para crianças a partir de 5 anos e sem limite de idade, é fundamental o acompanhamento de instrutores profissionais, já que se trata de um esporte de aventura e natureza, praticado em área de preservação ambiental e que exige equipamentos específicos. 

Entre os instrutores está o atleta, educador físico e condutor ambiental Rafael Marendino, com mais de 20 anos de manobras nas dunas cabo-frienses. Rafael conta que a experiência inclui, além das emocionantes descidas, uma verdadeira aula sobre a formação das dunas, as áreas de proteção e a fauna e a flora típicas da região. 

Morro do Vigia
Já no canto direito da praia do Peró, na divisa com a praia das Conchas, a atração é o Morro do Vigia, repleto de mirantes, prainhas e encantos. Ele pode ser explorado através de uma trilha curtinha, de apenas 860 metros - mas por apresentar trechos com desníveis em pedra e áreas de penhascos, é considerada de nível moderado. 

Percorrida em cerca de 1h30, a trilha descortina toda a extensão das praias do Peró e das Conchas – o morro é ligado ao continente por uma faixa de areia que separa naturalmente estas duas praias. Interpretativo e sinalizado, o percurso tem quatro QR Codes que trazem informações históricas, culturais e ambientais da região.

Entre as atrações da trilha estão: 
. Mirante das Conchas
De seu topo, a 30 metros de altura, aprecia-se a Ponta do Arpoador, toda a extensão da praia das Conchas, Arraial do Cabo e as ilhas de Cabo Frio.

. Mirante do Peró
Vista de toda a extensão dos mais de sete quilômetros da praia do Peró e parte de Búzios.

. Buraco do Sargo
O nome remete ao peixe sargo, comum no local. É uma prainha encravada no costão rochoso com belo visual.

. Pesqueirinho
Prainha utilizada pelos pescadores locais para guardar embarcações e apetrechos de pesca. Excelente local para descansar e mergulhar. As formações rochosas são de grande interesse geológico.

. Gruta do Vigia
Bem perto do Pesqueirinho, permite fazer lindas fotos aproveitando o corte da rocha e a luminosidade que vem da abertura da fenda. 

Na hora de buscar hoteis e pousadas em Cabo Frio, pesquise no Férias Brasil!

Planeje sua ida para Cabo Frio


Descubra um destino
Veja mais ideias de viagens
Copyright 2000-2024 Férias Brasil©