Boa mesa de Paraty (RJ) em cartaz em dezembro

Destino, famoso por seus eventos, realiza Festival Gastronômico com o tema Raízes
24 de Novembro de 2020

História, tradição e charme de mãos dadas História, tradição e charme de mãos dadas (foto: Werner Zotz - Embratur)

Entre os dias 4 e 6 de dezembro, a charmosa cidade histórica de Paraty celebra seu mais saboroso evento: o Festival Gastronômico. Por conta do atual momento, a festa da boa mesa será em formato enxuto, com pratos servidos dentro dos restaurantes e com foco na participação online dos chefs convidados.  

A cada ano, um tema é escolhido para restaurantes e chefs desenvolverem suas receitas. Em 2020, a temática será “Raízes”, no sentido literal da palavra (mandioca, batata doce, cenoura, beterraba, taioba de dedo...entre outras), mas também convidando a explorar a base de nossa identidade e tudo que nos faz lembrar de nossas referências - nossa memória afetiva e nossas raízes culturais.

Além dos pratos criados exclusivamente para o evento pelos mais de 30 restaurantes participantes do Circuito, o evento terá as tradicionais aulas-show: chefs convidados vão preparar ao vivo seus pratos escolhidos. A cozinha será montada em um espaço especial na Praça da Matriz, um dos cartões postais de Paraty, no coração do Centro Histórico. Por lá também estarão produtores locais e artesãos, além de bar temático, foodtruck, música e projeções.

Centro Histórico
À primeira vista parece que o tempo parou em Paraty, uma cidadezinha espremida entre a serra e o mar e que teve seu apogeu no Ciclo do Ouro. No Centro Histórico, a moldura é formada por igrejas dos séculos 18 e 19 e casarões coloniais que abrigam estreladas pousadas, restaurantes, cafés e lojas de artesanato
Frutos do mar sempre presentesFrutos do mar sempre presentes (foto: Almir - Divulgação Casa do Fogo)

Pelas ruelas calçadas pelos escravos em pedras pés-de-moleque, é proibido o tráfego de automóveis. Um convite a explorar os becos e apreciar a arquitetura colorida e cheia de charme. E para se esbaldar nas delícias da gastronomia caiçara, tão presente nos cardápios.

Para curtir as praias de águas verdes, a dica é fazer um passeio de barco. Já as inúmeras cachoeiras e os alambiques de cachaça devem ser explorados de carro. 

Confira os melhores hotéis e pousadas em Paraty aqui.



Planeje sua ida para Paraty


Descubra um destino
Veja mais ideias de viagens
Copyright 2000-2024 Férias Brasil©