Explorando os atrativos culturais de Vassouras (RJ) com crianças

Por Juliana Castanheira*
08 de Novembro de 2019

Praça Barão de Campo Belo é cartão-postal Praça Barão de Campo Belo é cartão-postal (foto: Juliana Castanheira)

Muito conhecida por sua herança histórica, a região do Vale do Café é destino certo das famílias, já que reúne atrativos turísticos que agradam desde as crianças até a terceira idade.

Dezenas de fazendas históricas e hotéis fazenda garantem demanda o ano todo para as agências especializadas nos tours históricos e de lazer na região.

Como nosso foco é de viagens com crianças, já deixamos aqui anteriormente nossa dica de hotéis fazenda em Vassouras que são garantia de diversão.  

Desta vez, com um feriadinho prolongado batendo à porta (15 de novembro), vamos compartilhar nossa experiência de como foi deixar grandes agendamentos e roteiros complexos de lado, e curtir a bucólica Vassouras sem olhar para o relógio (e sem pesar no bolso).

Sexta-feira
Na sexta-feira, pegamos a estrada rumo ao Hotel Santa Amália, tradicional empreendimento de Vassouras, que completou 50 anos em 2019. Lá fomos recebidos com um jantar familiar com comidinhas confort, como bife acebolado, farofa de ovo, batatinhas cozidas e um divino feijão caprichado no alho.

O hotel é conhecido por sua agenda cultural, que conta com jantares portugueses, festas ciganas, apresentações de capoeira, entre muitos outros, sempre ambientados por música e menu típicos. Mas não é à toa. A proprietária, Ana Lúcia Furtado, é figura pública na região por se envolver nos projetos de eventos e de infraestrutura turística do destino.

Para além dos grandes eventos, ela coloca em prática em seu empreendimento iniciativas a serem espalhadas na comunidade, como utilização do lixo orgânico para compostagem e plantio de árvores como manutenção das calçadas. Além das confortáveis acomodações, é daqueles lugares que vão além de seus muros e agregam valor ao destino como um todo, sabe?

Sábado
Manhã
A manhã de sábado foi dedicada a aproveitar o hotel, que se renovou junto com o seu público e está se investindo para receber muito bem as famílias de sua clientela, que hoje cresceu e já está em sua terceira geração.

Gramadão, brinquedos clássicos com casinha, balanço, escorrega e piscina são garantia de diversão para famílias com crianças.  Nos finais de semana, o hotel conta com equipe de recreadores para atividades com grupos de todas as idades.

Redário do Santa Amália é perfeito para relaxarRedário do Santa Amália é perfeito para relaxar (foto: Juliana Castanheira)

Já nos feriadões, contrata uma equipe extra de recreação para dar conta da energia da meninada, sempre com brincadeiras lúdicas que resgatam o melhor da infância. Uma piscina aquecida está prestes a ser inaugurada. E eu já preciso voltar.

Tarde
De tarde, fomos explorar o centrinho. Almoçamos no restaurante à quilo que é o point dos universitários - ah, sim, Vassouras é também uma cidade universitária, por isso está lotada de jovens o ano todo. Colado na praça, o restaurante Relíquia tem um menu super criativo e saboroso, com um preço super em conta. Indicamos!

Estação Ferroviária garante belos cliquesEstação Ferroviária garante belos cliques (foto: Juliana Castanheira)

Na Praça Barão de Campo Belo, que é um verdadeiro cenário de filme (e é mesmo, já tendo sido locação de diversas produções nacionais) a hora passa devagar. No conjunto arquitetônico tombado pelo Iphan, visitamos a Igreja Matriz, brincamos no entorno do laguinho, batemos perna nas lojinhas e tiramos muitas fotos na antiga Estação Ferroviária.

Pertinho dali, visitamos o Centro Cultural Cazuza e passeamos pelo verde da chácara do Museu Casa da Hera. Também imperdível a visita ao Jardim Ecológico Uaná Etê.

Noite
À noite, voltamos ao Centrinho para uma pizza no Casario Shopping. Pequeno, mas super charmosinho, o mall tem uma praça de alimentações simpática, com música ao vivo nos fins de semana, e até um cinema no segundo andar. 

Domingo
No domingo tomamos aquele café da manhã demorado, e aproveitamos mais um pouquinho o hotel. Antes de voltar, conhecemos o novo Mirante Imperial, ponto mais alto da cidade, equipado com quadra e brinquedos para encerrar o roteiro com a visita panorâmica daquela região que carrega boa parte de nossa história.

*Jornalista e Assessora de Imprensa com mais de dez anos dedicados a vivenciar e comunicar experiências de Turismo e Hotelaria



Planeje sua ida para Vassouras


Descubra um destino
Veja mais ideias de viagens
Copyright 2000-2024 Férias Brasil©